Directamente da Pampilhosa da Serra para a minha cozinha, chegaram uns medronhos acabadinhos de colher. Aguardavam na cesta por um destino incerto. Os medronhos são normalmente utilizados na preparação de licores e aguardente, mas não era isso que eu queria fazer. Pesquisei e encontrei na net bolo de medronho, mas também não era isso que me apetecia. Lembrei-me então de os usar em compota, e porque não? São tão saborosos, e a compota revelou-se uma pequena delícia. Excelente com torradinhas e com requeijão. Aqui fica a minha experiência.
Compota de Medronho
450 gr de medronhos
300 gr de açúcar
1 pau de canela
sumo de 1/2 limão
Preparação
Num tacho juntar os medronhos, previamente lavados, com os restantes ingredientes. Misturar bem. Colocar ao lume e assim que ferver, reduzir para o mínimo e ir mexendo até apurar e formar ponto de estrada (no meu caso foram uns 30 minutos). Retirar o pau de canela e passar com a varinha mágica. Guardar em frascos esterelizados, deixar arrefecer e posteriormente conservar no frio.
Bom Apetite!
Compota de Medronho
450 gr de medronhos
300 gr de açúcar
1 pau de canela
sumo de 1/2 limão
Preparação
Num tacho juntar os medronhos, previamente lavados, com os restantes ingredientes. Misturar bem. Colocar ao lume e assim que ferver, reduzir para o mínimo e ir mexendo até apurar e formar ponto de estrada (no meu caso foram uns 30 minutos). Retirar o pau de canela e passar com a varinha mágica. Guardar em frascos esterelizados, deixar arrefecer e posteriormente conservar no frio.
Bom Apetite!
Eu pertenço ao grupo dos que apenas conhecem o licor de medronho... não não bebo mas é servido pelos restaurantes algarvios como digestivo. Hoje já aprendi que afinal dá para comer hehehe. Beijinhos
ResponderEliminarAi que inveja:))))
ResponderEliminarquando eu dava para experimentar essa compota, tem uma textura e cor lindas, só me falta mesmo é provar:)
Beijinho.
Foi uma belíssima ideia Ginja!! Eu também nunca provei medronho, mas sei que se faz um belo licor com ele...às vezes também os vejo nos passeios pela natureza aqui da zona.
ResponderEliminarGostei muito da cor e da textura. Para mim pode ser uma dessas bolachinhas com queijinho e compota :))
Um beijinho!
ESTES BLOGS SÃO MESMO UMA RIQUEZA,NUNCA TINHA OUVIDOR FALAR NESTA FRUTA, QUANDO ENTREI AQUI NO SEU BLOG E VI ESTE NOME MEDRONHO E ESSA COMPOTA MARAVILHOSA , FUI LOGO NO GOOGLE VER O QUE ERA MEDRONHO É UMA FRUTA BONITA E PARECE APETITOSA.
ResponderEliminarFICOU LINDA A TUA COMPOTA!
UM GRANDE BEIJO,
ANDRÉA.......
Ai que saudades de comer uns medronhos! A compota deve ser uma delícia!
ResponderEliminarOI Ginga,
ResponderEliminarDeve ser uma delícia,mas nao conheço medronhos.O que seria? Teria outro nome aqui no Brasil?
Bj,
Lylia
Lylia, não sei se tem aí no Brasil nem se terá nome diferente. É um fruto que cresce num arbusto/pequena árvore, de tamanho pequeno, muito usado para licores e aguardente. Pesquise no google e veja a foto como fez a Andréa.
ResponderEliminarUm beijinho.
que linda compota, de medronho nunca fiz.
ResponderEliminarbjs
Hummmm, que maravilha!!! Ai que bom nas bolachinhas!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Madalena
Não sabia que se podia fazer doce de medronho, também só conhcia a aguardente! Mas a avaliar pela cor e consistência parece perfeito.
ResponderEliminarGostei muito da tua experiência! Parabens.
Beijinhos
Ginja, que rica compota!!! Já há muito tempo que não como medronhos!
ResponderEliminarBeijinhos
Como eu gosto de medronhos, sempre que passo por um medronheiro tenho que lá ir deitar a mão e trazer alguns comigo. Compota já provei mas de compra e tinha tanto açucar que não gostei nada, sabia a açucar e nada a fruta.
ResponderEliminarGostava de fazer
Um beijinho
Qué rica tienen que estar! Desde luego tiene una pinta fabulosa!
ResponderEliminarBesitos.
Tiveste uma ideia excelente...porque quase que não há receitas que levem medronho e nunca sei como os utilizar.
ResponderEliminarO aspecto ficou 5 estrelas, muito bom mesmo.
Beijinhos
Que belissima sugestão...dificik é encontrar a matéria prima
ResponderEliminarBeijinho
Mané
http://obolodatiarosa.blogspot.com/
Nossa que cor linda ficou essa copota o sabor deve ser bom mesmo bjs!
ResponderEliminarOla Ginja,
ResponderEliminarnunca provei compota de medronho. Mas deve ser maravilhosa. Por cá, é difícil de encontrar medronhos. Acho até que nunca vi à venda. O que é uma pena.
Um beijinho.
É coisa que nunca provei, por isso não sei que diga. Mas que tem bom aspecto visual tem:)
ResponderEliminarNão sei onde vocês encontram os medronhos =(
ResponderEliminarMas a compota ficou perfeita!
Que belissíma ideia ginja,compota de medronhos e que bom aspecto. Infelizmente cá no norte que eu saiba não existem :C
ResponderEliminarBeijinhos
Cor e sabor de Outono :)
ResponderEliminarGinja, no te lo creéras, pero no probé nunca esta fruta, ni la cocozco. Que curiosa!!! Mire en internet y es una fruta preciosa. Seguro que está muy rica la compota. Besinos.
ResponderEliminarConfirma-se...é mesmo boa :). Esse é sempre o destino dos que vêm da quinta...ou então clafoutis que também fica uma delícia.
ResponderEliminarHey Ginja, Obrigadinho pelas dicas :) Não segui a tua receita à risca, mas ficou bom. Foi a olho ;) Aqui ficam as diferenças:
ResponderEliminar- 700g de Medronhos (ou mais)
- 2 paus de canela
- Frutose a gosto (em x de açucar)
- Sem sumo de limão (perfiro raspas, mas também não pus)
Primeiro provei os medronhos para atestar a sua doçura ;P Depois passei-os por agua e pus na panela ao lume, amassei um bocado com a colher de pau até formar uma papa. Passei a varinha mágica e de seguida adicionei os paus de canela. Fui juntando Frutose a gosto até apanhar o ponto certo de doçura (nem demasiado doce nem demasiado acre), e só devo ter juntado alguns 200 a 300 gramas de frutose (os medronhos já estavam bastante doces). Depois disso foi esperar 20-25minutos (mexendo sempre) até reduzir para o ponto certo (ponto de estrada).
Obrigado eu! Ainda bem que ficou bom! Gostei do uso da frutose, parece-me muito bem :)
EliminarEste ano não fiz compota, arranjei poucos, então estamos a fazer um licorzinho com aguardente :)
Um abraço.
Eu também faço a aguardente de medronho e a compota mas passo por um passador nao gosto das grainhas
ResponderEliminar