Era final de tarde quando ele chegou. A sua pelagem laranja tigrada brilhava ao sol e o seu ar superior não deixavam ninguém indiferente à sua passagem.
Há uma semana atrás quando fui informada pelo meu gato que o Garfield viria jantar connosco, não acreditei. Disse-lhe que só poderia estar a brincar comigo. Insistiu muito, enquanto me dava turrinhas e ronronava, até que me convenceu. Avisou-me que o jantar não poderia ser a uma segunda feira pois era o dia em que ambos estariam de mau humor. Eu acenei sorrindo, escolhemos o dia e eu preparei tudo de forma a atender ao seu pedido.
E não é que o Garfield apareceu mesmo? O Garfield, o famoso gato, com um humor bem peculiar, irónico e sarcástico, preguiçoso e malandro, jantaria em minha casa.
O meu gato estava à porta à espera, trocaram saudações e miaram um pouco, enquanto eu os observava da janela da cozinha... "devo estar louca...preciso mesmo de umas férias".
O Garfield parecia seduzido pelo quintal e pelo jardim, as árvores, as borboletas, os pássaros e os cheiros primaveris. O meu gato desafiou-o para uma corrida e trepar árvores, mas o Garfield riu-se e disse que respirar já era um bom exercício. Por isso enquanto o meu gato corria numa busca incessante por um insecto, o Garfield esticou-se numa rede na laranjeira e preparou-se para uma bela sesta. Disse para o avisarmos quando o jantar estivesse pronto.
Eu na cozinha ia preparando o banquete. Para entrada, uns jaquinzinhos e um paté de sardinha. Para prato principal, uma lasanha de salmão (o que mais poderia ser?). E para sobremesa uma mousse de delícias do mar e camarão. Tive de mobilizar fornos de vizinhas, pois sabia do grande apetite do bichano, e tentei fazer o maior número de travessas de lasanha possíveis. Foi uma estafa. Assim que terminei, fui chamar os meninos.
Fui até à rede, onde era suposto estar o felino, mas não o encontrei. Dei uma volta o quintal, chamei por eles, mas nada... Fui então encontrá-los perto da casa da vizinha, agachados nas ervas, a olhar para o mesmo sítio... a gata da vizinha, a fazer a sua higiene pessoal. Que malandrecos.
Avisei que o jantar estava pronto! Foi o suficiente para ele olhar para mim e desviar a sua atenção. Os seus olhos arregalaram-se ao som da comida, e foi bem rápido que a bolinha de pêlo seguiu o meu gato até à sala de jantar.
Falámos então um pouco sobre ele, o facto de ter nascido num restaurante italiano e o seu amor incondicional por lasanha. Uma obsessão. Adorou a lasanha de salmão, e comeu sozinho 7 tabuleiros. Ia retirando algumas nabiças para o lado, armado em esquisito, e lambendo as almofadinhas das patas. Eu estava perplexa, mas contente por ele apreciar. O meu gato olhava com orgulho para o amigo, e com uma pontinha de inveja por eu não lhe preparar banquetes destes todos os dias. Era o que mais faltava!
Depois de jantar e de mais uma sesta na sala, tempo ainda para preparem uma armadilha à minha cadela, que apanhou um valente susto, enquanto os traquinas se riam e gozavam com ela.
Despediram-se e o Garfield apanhou um táxi (claro que a pé é que não iria, seria uma canseira), e avisou que voltaria no Verão para mais um banquete de lasanha. Eu acenei um adeus enquanto pensava "e agora, quem vai lavar aquela pilha de loiça?"
Esta é a minha participação na 3ª edição do projecto da Ana, "Convidei para jantar...", cujo tema proposto para este mês, pela anfitriã Su, foram Personagens de Desenhos Animados que nos marcaram na infância.
Lasanha de Salmão em Creme de Batata-Doce e Ricotta
placas de lasanha frescas
2 lombos de salmão
150 gr de nabiças (ou espinafres)
1 dente de alho
2 batatas-doces médias
tomilho fresco q.b.
leite q.b.
100 gr de ricotta
queijo mozarella ralado q.b.
sal e azeite q.b.
Preparação
Descascar e cortar em cubos as batatas-doces. Colocá-las num tabuleiro, temperar com sal, tomilho e um fio de azeite e levar ao forno a 200ºC até ficarem assadas.
Enquanto isso, cozer o salmão com sal, escorrer, retirar peles e desfiar. Reservar.
Numa frigideira, colocar um fio de azeite e um dente de alho, deixar alourar e colocar as nabiças (previamente cozidas) a saltear. Adicionar o salmão e envolver. Reservar.
Quando as batatas estiverem assadas, retirar os pés de tomilho, colocá-las numa taça e triturar até puré. Adicionar leite a gosto e a ricotta e mexer até ficar homogéneo.
Num tabuleiro de forno, untar o fundo com azeite e colocar placas de lasanha. Por cima, uma camada do creme de batata e ricotta. Depois uma camada de nabiças e de salmão. Repetir as placas de lasanha e os restantes ingredientes. Colocar mais placas de lasanha e finalizar com o queijo ralado.
Levar ao forno a 200ºC até o queijo derreter e dourar e a massa cozer (uns 25-30 minutos).
Bom Apetite!
Típico do Garfield achar que respirar já é um bom exercício e comer 7 tabuleiros de lasanha.
ResponderEliminarBem que podias ter-lhe pregado uma partida... mas ainda assim acho que não valia de nada :P
Quando à lasanha... nunca conseguiria comer 7 tabuleiros... mas de certo que repetiria o prato pois está fantástica.
Excelente participação. Muito obrigada ;)
GINJA MINHA QUERIDA,
ResponderEliminarESTE CONVIDADO DO TEU GATO É MESMO UM MALANDRINHO, APRONTOU MUITO
NESTE JANTAR, ATÉ A COITADA DA CADELA CAIU NA ARMADILHA DELE, ELES SE DIVERTIRAM MUITO, RSRS.
OS GATINHOS COM CERTEZA AMARAM O BANQUETE, A LASANHA FICOU UM
ESPETÁCULO.
ENTÃO O GARFIELD VAI VOLTAR NO VERÃO, BUÁ, BUÁ, RSRS.
BEIJOS ♥
Olá Ginja,
ResponderEliminarComo sempre, um post magnífico, super imaginativo e que delicia quem o lê!!
As tropelias do teu gato e do Garfield, são como que, o aperitivo, para o que se antevê, a ver pela ementa, ser um banquete dos céus!!
Não sei como é que o Garfield conseguiu ir-se embora, pois com 7 tabuleiros de lasanha, mais a entrada e a sobremesa, a bolo de pêlo, deve ter ido a rebolar pela rua abaixo...
A tua lasanha parece-me divina e é um prato que está já na minha lista para fazer brevemente, pois adorei a adição da batata doce e da ricotta.
Beijinhos grandes,
Lia.
Olá!
ResponderEliminarEssa lasanha está com um aspecto divino! Adorei! E claro que com esse convidado só podia mesmo ser lasanha o jantar!
Bela participação!
Bjs
Ginja esse gato é mesmo... mas acho que jantar em melhor companhia não poderia ser.
ResponderEliminarBeijinho
Que lasanha tão deliciosa, fiquei com vontade de experimentar.
ResponderEliminarBeijinhos
ahaha! adorei! aposto que o Garfield saiu de tua casa a robolar com tanta lasanha que comeu :)mas também quem resiste a uma bela lasanha de salmão? eu não! um beijinho***
ResponderEliminarAdorei, o texto a lasanha, bem diferente da costumo fazer, mas pelos ingredientes é deliciosa.
ResponderEliminarbjs
Ginjinha, uma suegestão perfeita, para o Garfield... e para mim é claro :)
ResponderEliminarNossa Ginja esta lasanha esta de comer rezando. Estou aqui só imaginando os sabores, com certeza vou fazer.
ResponderEliminarBjo
Fê
Amiga, o teu post está FANTÁSTICO! Excelente mesmo!
ResponderEliminarAmei o texto, super hilariante, tiveste uma imaginação formidável. Admiro imenso a tua forma de escrever, de nos encantares com as tuas palavras...parece mesmo história saída de um livro! Os pormenores, as descrições...tudo! Ri-me tanto com a parte dos dois malandros a observar a gata da vizinha, a mobilização de fornos para fazer tanta lasanha, o teu gato cheio de inveja (da boa!) a forma como assististe ao encontro deles os dois e da receita que preparaste...nada melhor do que uma lasanha! Ficou linda, com esses ingredientes só pode ter ficado uma verdadeira delícia! (não duvido...foram 7 tabuleiros tragados pelo maior fã de lasanha!!). A combinação ficou perfeita e as fotos lindas!
Excelente participação :))
Um grande beijinho e um miminho ao teu gatinho...ah e outro ao Garfield quando aí voltar no Verão (de táxi, claro!)
Ginja, seus textos são tão deliciosos quanto as receitas! Adorei os dois. Parabéns!
ResponderEliminarbeijos
Ginjo ficou uma refeição maravilhosa e sem duvida uma dleicia amiga, adorei!
ResponderEliminarBjs
Olá Ginja, que texto bem humorado e muito bem escrito. Que boa imaginação.
ResponderEliminarQuanto a lasanha está maravilhosa, saudável e muito bonita. O Garfield se esbaldou na delícia.
Parabéns pela participação.
Beijos
Adorei tudo! A receita e esta maravilhosa história!
ResponderEliminarBeijinhos
Ginja, Ginja, Ginja melhor, é mesmo impossível. Acho que só tu para tanta imaginação. Genial!!!
ResponderEliminarE não adjectivo mais pois não caberiam aqui todos.
ADOREI
Beijos
Maria
esta 5* mais o que dizer nada prefeita bjs
ResponderEliminarAdorei o post!
ResponderEliminarOlá querida Ginjinha!:)
ResponderEliminarAi que máximo o teu post!! Parecia que estava a ver tudo em BD, com os quadradinhos a ilustrar toda a história à medida que ías contando, as caras do Garfield, sempre preguiçoso e exigente, do teu gato, espantado com os 7 tabuleiros de lasanha que tu preparaste toda atarefada, a tua cadela assustada com a armadilha traquina...!!! Adorei!!!
E a tua lasanha ficou maravilhosa, amiga, gostei tanto da tua receita!! Ficou bastante saudável, gostei da combinação de ingredientes que escolheste, da batata doce e do ricotta! Ai vai já comigo, vai vai!!!
Também sou fã do garfield, ainda adoro ver os desenhos animados e tenho os filmes!:D
Como sempre, linda, foi uma participação brilhante, gostei mesmo muito!
Um grande beijinho, querida vizinha:)
Ginja querida que delicia de post, a sua imaginaçao é tão intensa que parece verdadeira, senti-me nos contos da carochinha, mas não poderia ser convidado melhor e nem prato mais oportuno, esses gatitos amam atum e Garfield louquinho por lasanha foi a refeição perfeita. Adorei quando os malandrecos estavam a olhar para a gatinha hehe. Lindo post. A lasanha maravilhosa e o creme de batata doce com ricota acompanhando perfeito, não é de se estranhar que no verão Garfield estará de volta e seu gatito aprovará com certeza a sua visita novamente. Bjos querida. Belíssima participação
ResponderEliminarQue historia fantastica!! o meu filho é fã desse gato! bjks
ResponderEliminarGinga, muito bom... Adorei o te3u poste a a lasanha tb... eu adoro participar nestas coisas... tem uma lá no meu blog a decorrer todos os dias 21 de cadames... mas tem a ver com as cores... todos os meses é uma cor.... mas tga lá tudo explicado!!
ResponderEliminarBeijocas
Adoro salmão...adoro batata doce...eu e o meu gato também gostaríamos de comer um regalo desses! Ficou lindo! :)
ResponderEliminarGinja, una lasaña estupenda, rica, muy rica. Y me reí mucho con tu relato. Jeje!!! Ojalá podamos compartir mesa en alguna ocasión. Besinos.
ResponderEliminarAINDA SEM VER O QUE ERA A JANTAR JÁ ESTAVA A PENSAR EM LASANHA, POIS ESSES GATO É PERDIDO POR LASANHA.
ResponderEliminarAINDA BEM QUE O MEU GARFIELD NUNCA CONVIDOU ESSE PARA VIR CÁ CASA.
ESSE FOI MESMO UM BELO JANTAR, GOSTEI DE TUDO.
BJS
Boa noite:
ResponderEliminarConheci este blog através d'A culpa é das bolachas, e adorei! PArabens. Convido-a a conhecer o meu blog também - www.baunilhaemflor.com
Beijinhos
Ginja esse gato é demais vive cansado mas para comer esta sempre pronto :) parabéns pelo post, esta fantástico.
ResponderEliminarBeijinho
Ai que delícia de conto, menu e lasanha: eu também quero comê-la!!!
ResponderEliminarBeijocas para todos!
Madalena
Ginja querida, Parabéns por este post belissímo! Super bem escrito e com um humor perfeito! Consegui participar de toda a história e até me envolver com esses dois safadinhos!!! me senti até participando do jantar e saboreando essa deliciosa lazanha que o espertinho devorou não uma, mas sete.Com certeza ele irá retornar,ele é preguiçoso mas muito esperto....também com tantas iguarias deliciosas.......como não voltar... Adorei tudo....beijinhos da Gina
ResponderEliminarOlá ginja
ResponderEliminarO garfield seria a escolha do meu marido sem qualquer duvida. E claro, com lasanha! Gostei muito do texto e achei muito imaginativa a sobremesa. Já tenho o me convidado, e ate a ementa. Só me falta a fotografia.
Abraço
Muito bem. tenho de experimentar, tudo o que adoro principalmente salmão
ResponderEliminarOlá Ginja, mas que gato sortudo! Até dá inveja...
ResponderEliminarQue lasanha linda!
Aproveito para te desejar uma Páscoa muito feliz e com os melhores sabores. Bjs.
Ter como convidado o Garfield é uma grande honra, mas comer 7 tabuleiros de lasanha é mesmo um gato guloso mas pelo aspecto percebo-o bem, com tamanha maravilha à sua frente por tão boa cozinheira aproveitou até ao último pedaçinho como eu faria..beijinhos
ResponderEliminarQue bela sugestão! Tinha de ser lasanha! Os meus gatos estão até já a reclamar pq só comem comida seca =D
ResponderEliminarObrigada por teres participado, escolheste um convidado que todos adoramos! E gostei mesmo da receita... mesmo mesmo :)
bjs e boa Páscoa
Obrigado pelos comentários, adorei lê-los e ver que gostaram do convidado felino. A minha paixão por gatos falou mais forte! Mas não se enganem... o meu gato só come ração seca, as lasanhas cheias de queijos e molhos ficam para a dona :) Diverti-me e sei que me vou continuar a divertir com este projecto da Ana. Beijinhos a todos.
ResponderEliminarAdorei e a lasanha ficou perfeita beijos
ResponderEliminarQuerida Ginja
ResponderEliminarAcredita que cuido de um gatinho de rua de pelagem laranja tigrada! Comecei a cuidar dele pois era "pele e osso" e meu coração ficava partido ao vê-lo! Agora já cuido de 8 gatinhos! Nos dias de neve ou de tempestade acordo e não consigo mais dormir preocupada com eles! Posso até ser maluca, mas oro por eles todos os dias, para Deus protegê-los:)
A tua lasanha tem um aspecto maravilhoso!
Desejo a você e a tua família uma Santa Páscoa.
Bjim
Léia
Que história fantástica Ginja, adorei!!! A tua Lasanha está perfeita assim como as fotos :))
ResponderEliminarBeijinhos querida e uma Páscoa feiz!
Ginja querida, obrigada pela visita e aproveito para desejar uma Feliz e abençoada Páscoa pra ti e sua familia. Bjos amiga
ResponderEliminarGinja querida,
ResponderEliminarParabéns pela criatividade. Seu texto está primoroso.
E a receita também.
Bj e Feliz Páscoa!
Lylia
Olá Ginja, adorei o teu texto, está fantástico.
ResponderEliminarAinda tenho esse gato guardado em peluche, oferta do meu marido quando começamos a namorar, tal era a mania com o garfield:))
A tua lasanha está deliciosa, gostei muito dos ingredientes que escolheste.
Beijinhos e uma Páscoa muito feliz.
Tenías que haberme invitado a mí! Con esa lasaña tan estupenda seguro que mi pelo se hubiese vuelto de color naranja! Espectacular lasaña, Ginja!
ResponderEliminarMucha suerte!
Feliz fin de semana!
Besitooos
Que banquete! Com um convidado como esse não poderia ser de outra forma :) Belíssima escolha. Gosto tanto desse malandro! A lasanha parece-me perfeita. Ele deve ter adorado.
ResponderEliminarUm beijo e boa Páscoa.
Ilídia
Nem a gata da vizinha foi suficiente para afastar o Garfield de uma boa lasanha. E comeu logo 7, uma por cada vida. Mas também não admira, a lasanha está fantástica. Deve ser tão boa! Um post fantástico. :) Beijinho e uma boa Páscoa!
ResponderEliminarMINHA AMIGA,
ResponderEliminarTENHA UMA PÁSCOA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BJS,
ANDRÉA ♥
E que bela lasanha!!! Tenho a certeza que o guloso adorou :)))
ResponderEliminarBjoca grande
Amei ler a história Ginja,está muito bem escrita!!! eu adoro o Garfield e foi muito bom imaginá-lo a devorar 7 lasanhas! E logo esta de salmão com tão bom aspecto :D
ResponderEliminarbjinho*
Querida Ginja! Sem dúvida que a tua imaginação não tem limites!!!!
ResponderEliminarA trama do Garfield em tua casa, está uma delícia.....Mas não tanto quanto essa suculenta lasanha...Hehehe!!!
Se eu tivesse que convidar alguma personagem de desenhos animados, sinceramente, não saberia qual!!! Gosto de todos!!!! Ainda hoje gosto!!!
Que dilema!
Bjocas
Oh! Esse malandreco! Adorava e ainda adoro, pois sou louca por esses bichinhos balofos!
ResponderEliminarAdorei a tua lasanha, faço uma parecida e é deveras uma delicia!