Gosto de scones. Gosto de preparar a sua massa com a ponta dos dedos. De sentir os ingredientes e ficar com as mãos cheias de farinha. E às vezes a cara e a roupa. Brincar. A minha cozinha não é muito séria. É descontraída. Gosto de rir e sentir-me criança ao mexer na massa. Gosto de a moldar e fazer estes mini bolinhos já na expectativa de um lanche tranquilo e com tempo num fim de tarde, acompanhado de um chá fumegante (how british of me...). Gosto de retirar o tabuleiro do forno com um ar triunfal. Saiem sempre bem. São tão simples de fazer. Como uma brincadeira.
Desta vez o meu cantinho das aromáticas inspirou-me numa versão salgada. O cebolinho tombado pela chuva pedia ajuda para se recompor. E o pedaço de queijo da ilha na mesa piscou-lhe o olho. Já estava lançado o mote para um encontro perfeito. Nada como scones para combinar com um final de tarde outonal. Morninhos, servidos com manteiga e um chá de frutos. Que bem que se está em casa.
Scones Integrais de Queijo e Cebolinho
120 gr farinha trigo
120 gr farinha trigo integral
1 colher (chá) de fermento
1 pitada de sal
1 ovo batido
1 colher (sopa) de manteiga
100 ml de leite
50 gr queijo da ilha ralado (ou parmesão)
cebolinho picado q.b.
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar ligeiramente um tabuleiro e reservar.
Colocar todos os ingredientes numa taça e ir misturando com as pontas dos dedos sem amassar, até formar uma massa não muito homogénea. Moldar num círculo achatado. Cortar em 8 triângulos. Dispor no tabuleiro ligeiramente afastados. Levar ao forno até cozer e ficarem dourados. Servir ainda mornos com manteiga.
Bom Apetite!
Devem ser maravilhosos esses scones, tenho que fazer :)
ResponderEliminarbeijinhos e boa semana
Adorei!
ResponderEliminarBeijinhos
O cheirinho ao chá quente e da manteiga derretida no scone...chegou aqui! Delicia :)
ResponderEliminarBeijinho
Ginjinha querida...
ResponderEliminarYes, how british of you...????? :)))))!!
British and delicious amiga. Que combinação maravilhosa e perfeita de sabores e que palavras doces e lindas os acompanham. As fotos, sublimes de lindas e o chá de frutos quentinho..., deste-me vontade e vou já fazer um para bebericar.
Beijinhos grandes minha linda e boa semana,
Lia.
Amiga, o cheirinho e a mistura de ingredientes e texturas saltam à vista nestes deliciosos scones... partilho contigo o gosto por scones mas, confesso... nunca os comi na versão salgada mas, a versão doce, há muito que faz parte da família!
ResponderEliminarA-DO-REI e vou concerteza experimentar!
Beijocas e boa semana
Cady
Foi mesmo um belo chá das 5!!!Ficaram bem apetitosos!
ResponderEliminarBjoka
RIta
Olecas lindinha!
ResponderEliminarOlha o maroto de parmesão a piscar o olho ao cebolinho! O namoro fez-se de forma recatada, sempre debaixo de olho (e mãos)... mas depois na intimidade do forno, ai sim puderam dar assas ao seu amor e o encontro foi perfeito!
Estou mesmo a ver-te com farinha na cara e no cabelo, ihihih!
O chá está servido!
Irresistível.
Bjs
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarLinda decoração, fotografia, agradável texto e deliciosos scones, ótima sugestão para segunda feira.
Boa semana, beijo,
Vânia
Gostei da combinação de ingredientes deve ter ficado delicia mesmo.
ResponderEliminarBoa semana
bjs
Gostei da tua introdução. A cozinha não é muito séria. É descontraída. Tens toda a razão. Permite-nos sonhar e moldar com as mãos e o pensamento a nossa vontade, mesmo não estando numa daquelas cozinha típicas inglesas de janelas aos quadrados, a chuva a bater na janela, e o verde não se estenda para lá do que a vista alcança. E eu, cada vez gosto mais do Outono e do aconchego que ele representa. E gosto ainda mais de saber que te levo a receita ;). É daquelas simples, coisas de criança, e que tão bem fazem e sabem à criança que em nós vive. Beijinhos e boa semana.
ResponderEliminarOlá Ginga, as suas fotos ficaram lindas e estes scones estão super apetitosos!
ResponderEliminarÓtima semana, bjs Oslaine.
já fiz uns scones de cebolinho uma vez, ainda antes do blogue hehehe e são tão bons :) a minha cozinha tb é assim...uma mistura entre Chakal, Jamie e Nigella mas com menos talento e sabedoria hehe
ResponderEliminarjá tomávamos um chazinho acompanhado por estes deliciosos scones hmmm
beijinhos
Ahahaha, adorei a descrição da tua cozinha!! Tão parecida com a minha :)
EliminarDescontraída e relaxada, onde mexemos nos ingredientes com as mãos e sentimos os aromas. Tens talento minha querida!! E aprender é sempre o que fazemos todos os dias :) beijinho. Já tomávamos sim!
Ginja, que maravilha! Adoro scones, lembro-me sempre quando vivia em londres e comia scones todos os dias. Sim! Todos os dias!!!! Fiquei fascinada com esta receita super simples e utilizares um queijo tão português (e que eu adoro, tenho sempre uma grande fatia no meu frigorífico) na sua confecção. Já levo a receita, sim? Espero ter tempo para os experimentar em breve :)
ResponderEliminarJá agora, tens mais ou menos um ideia do tempo de forno? 20 - 30 mins?
EliminarOlá Ondina! Eu adoro scones e também facilmente comeria todos os dias, variando nas receitas :) Olha, depende sempre dos fornos, no meu foi à volta de 20 minutos. Mas vais vendo com o palito! Beijinho.
EliminarQue bela receita e que belos scones, salgados como eu gosto.
ResponderEliminarVi uma receita de Ina Garten - bolachas de parmesão e tomilho (penso eu) também estou desejosa de experimentar.
Beijinhos
Scones com manteiga! Ui que bons que são. E então agora a acompanhar um chá bem quente (de preferência frente à lareira) são mesmo os ideais para um final de tarde outonal.
ResponderEliminarNUnca fiz. Mas a minha filha às vezes já tem feito e acho que este tipo de "bolinhos" são o lanche perfeito.
Desejo uma óptima semana
Que bela combinação! Simplesmente perfeito! :)
ResponderEliminarbeijinhos
Olá Ginja, tens toda a razão, scones combinam com Outono, e sinto
ResponderEliminarde igual forma a minha cozinha, um lugar mágico, descontraído onde me permite ousar, criar, ser dona das minhas vontades;)
Engraçado que o meu cebolinho também está caido só para um lado, digo na bricadeira que fez " risco ao lado" na sua enorme cabeleira:)))
Gostei imenso da tua sugestão.
Beijinho, boa semana.
Hehehe, o meu cebolinho tombou todo também para um lado! Ele e o manjericão... Agora está ali todo no ar :) Penteado novo! Beijinhos.
EliminarQue gulosos que estão esse scones. Estão mesmo a pedir para serem comidos. Nunca fiz scones, apesar de gostar de cozinhar, há ainda um mundo vasto que tenho de descobrir...
ResponderEliminarPensava que eram dificílimos de fazer mas... afinal não!
Bons cozinhados! *
Beijinhos
As fotografias são lindas!
ResponderEliminarOlá Ginja!
ResponderEliminarQue bons que devem ter ficado. Adoro o sabor picante do queijo da ilha (que saudades!) e scones faz-me sempre lembrar os livros dos cinco e os seus fantásticos lanches.
Além disso adorei as fotos, principalmente a primeira. Estás uma verdadeira artista.
Bjnhos e boa semana
Que bem que se está em tua casa! Nunca experimentei fazer scones, mas agora fiquei com vontade! Gostei do formato que eles ficaram.
ResponderEliminarBeijinho
Lina, quando quiseres podes aparecer. Serás muito bem recebida cá em casa, com uns scones e um chá quente! Moras pertinho e tudo :) Beijinhos.
Eliminar(e eu tento fazer uma versão vegan)
Olá!Pertinho como? Pensava que eras do Sul...
EliminarDevem ficar uma delícia, o aspecto é muito bom. Não conhecia a versão scones salgados :)
ResponderEliminarQuerida amiga Ginja.
ResponderEliminarQue namora mais maroto esse aí!!!Mas olha que formaram um belo casal!!!
Pois, os seus filhotes os scones, sairam muito bonitos e atraentes. rsrs..
Fiquei imaginando-te na cozinha com farinha por todos os lados, e não consegui visualizar. Para mim tens sempre a figura de uma princesa dos contos infantis,linda, arrumadinha,meiga, altiva e com o ar sonhador, além de te ver sempre num cenário de sonhos!!!
Eu sei que a realidade não é bem assim, pois a tua cozinha tem a força e a beleza de uma mulher do seu tempo, mas também tem a beleza e a fragilidade do belo nas tuas fotos...
Olha o que o teus scones me fizeram, fiquei a divagar...mas o mais importante é que ficaram deliciosos para um lanchinho perfeito.
Beijinhos da Gina
Gina, é só mesmo imaginação :) Não, posso dizer-te que não ando sempre arrumadinha nem bem vestida!! Sou muito prática sem ser desleixada claro, mas na cozinha acabo sempre por me sujar! Muito avental sujo :) Mas haja alegria! Beijinhos e obrigada pelo carinho.
EliminarAmiguinha linda,
ResponderEliminarvocê arrasa com suas belas postagens, seus relatos e receitas
são perfeitos, vc é muito caprichosa e tem muito bom gosto!
Esses scones além de lindos tem um aspecto delicioso, essa mistura
de ingredientes, deixa qualquer lombriga louca, rsrs, que delícia!
Tenha uma semana repleta de bençãos de vitórias!
Beijinhos d ♥
Tem muito bom aspecto, apesar de não ser grande fan de scones esses eram capaz de me chamar atenção com o queijo e o cebolinho. Beijo
ResponderEliminarGinjinha sou como tu, adoro mexer na massa, me sujar de farinha, sentir a farinha entre os dedos, o prazer de moldar, levar ao forno e ficar na expectativa de vê-los prontos. E o que é melhor, sentindo o aroma que invade nossa cozinha. Ficaram lindinhos seus scones e bem nutritivos. Gostei muito. Beijinhos ótima semana
ResponderEliminarGinga,
ResponderEliminarAdorei tudo! Os scones e a mistura de ingredientes, o ambiente da tua cozinha :) e o corte de cabelo do teu cebolinho, de risco ao lado...
enfim... como sempre tudo ao meu gosto e super original!
Falando em original, para mim és uma pessoa muito original e especial, pelo que te deixei uma coisinha fofinha no meu blog, apesar de saber que não editas selinhos. :)
Beijinho
As tuas receitas são sempre tão especiais... Lá vai mais uma prá lista...
ResponderEliminarAdorei... mais uma vez.
Boa semana. Bjs
Olá Ginja, passei por aqui e fiquei de olhos presos no ecran... tinha de deixar aqui uma palavrinha(pois ando sem tempo, infelizmente) antes de ir para a cama :) Que coisa tão linda e diferente! Gostei muito da receita e quando me apetecer comer scones integrais, já sei onde ir buscar a receita :)
ResponderEliminarUm grande beijo.
Que delicia de foto! A receita também é deliciosa e parece fácil de fazer. Parabéns!
ResponderEliminarQue saudades que eu tenho de ter mais tempo para passar por aqui...
ResponderEliminarHoje disse a mim mesma que não ia dormir sem fazer uma pequena ronda pelos "sitios" onde vale a pena ir. E valeu bem a pena cá vir... uns scones deliciosos e um cházinho à minha espera..., era tudo o que eu precisava. Um beijinho e boa noite!
E que maravilhosos Ginjita, muito bons...também sou como tu, adoro brincar com as mãos e a massa ;)...bjokitas
ResponderEliminarSo british mesmo ;-) Adorei os scones e as chávenas :-)
ResponderEliminartenho que experimentar fazer scones... lindos!
ResponderEliminarBeijinhos
Bem originais estes teus scones!!
ResponderEliminarBeijinhos
Querida,
ResponderEliminarUma introdução tão serena, uns scones tão fantásticos (com um aspecto rústico que adoro) umas fotos tão belas e simples, um ambiente tão acolhedor que a tua cozinha sempre nos proporciona são o mote perfeito para uma tarde bem passada entre conversas e gargalhadas com um cházinho quente como companhia dos personagens principais ! :-)
Fiquei aqui a imaginar-te com farinha no nariz, pois que espirraste ao enfarinhar a bancada e depois levaste lá a mão :-), e também no cabelo (tinhas comichão e sujaste o cabelito quando deste uma coçadela) e sorri, quase ri com muito gosto !!
São momentos assim, únicos e prazerosos que valem a pena nesta Vida !
Tens os meus aplausos amiga, pois que os teus scones ficaram uma tentação !
Beijinhos
Gosto muito de scones, mas acabo fazendo raramente - tenho que comer quase tudo sozinha. Adorei sua receita, com farinha integral e cebolinha. Infelizmente não posso colher cebolinha no quintal, elas ficam todas picadinhas no congelador para quando eu precisar :)
ResponderEliminarbeijos!
Obrigado a todos pelos vossos comentários sempre tão carinhosos. Por se lembrarem de cá dar um saltinho a espreitar :) Adoro saber o que acham e fico super contente por gostarem deste scones!
ResponderEliminarUm devaneio de domingo chuvoso outonal, que resultou muito bem. E sim, com um pouco de farinha espalhada! Haja alegria :) Obrigado!
Minha querida e doce amiguinha velhotita,
ResponderEliminarChego sempre atrasada com o meu comentario mas sabes que nao e por distraccao. Ja ca tinha vindo ver o post mas resolvi vir mais tarde comentar. Mas sabes como o tempo e, traicoeiro, nao damos por ele passar.
Porem, nao quero de vir deixar aqui o meu encanto por estes belos bolinhos de fim de tarde. Que lindos e apetitosos.
Muitos beijinhos desta tua amiga que te quer muito bem
Maria
Ginga, Ginja fazes tudo bem mulher!! :D
ResponderEliminarJá imagino a cena: uma tarde, chuva torrencial, trovoada, lareira acesa, manta, chá quente, scones.... Cenário perfeito.
Uma variação que ficou perfeita.
Beijinhos
Que bonitos ficaram e que bons devem ser. Também partilho desse gosto de usar as mãos para fazer as massas (ainda que para algumas use a Bimby!). Faço muitas vezes scones, mas não salgados. Estes parecem-me perfeitos para servir no início de uma refeição sentada.
ResponderEliminarJá vi que a Ginja foi uma das felizardas que participou no workshop da Helena. Deve ter sido fantástico...
Um beijinho
Teresa
Ginjinha Maria, que scones tão bonitos e originais!!! Quero ver se faço uma fornada deles no weekend ;) O meu cebolinho está todo ratado pelo Ferrão, é uma vergonha!
ResponderEliminarBeijinhos, boa quarta!
Madalena
Minha querida...
ResponderEliminarQualquer dia tenho que proibir a minha visita aqui... Fico sempre rendida ao que fazes! Estão perfeitos... E combinam tão bem com os lanches de Outono/Inverno de domingo!
Costumo fazê-los simples, mas, mais uma vez vou "roubar-te" a receita e experimentar num destes domingos!
Um grande beijinho
Olá querida ginja:)
ResponderEliminarCada dia mais nos surpreende!! Já não é só uma receita que
que a curiosidade nos trás aqui, é toda esta magia e encanto,
de leitura de cores e sabores.
Beijinhos
Minha doce e meiga Amiga Ginja.
ResponderEliminarObrigada...muito obrigada pelo comentário tão carinhosos em nosso blog. Eu não me enganei você é mesmo um encanto de pessoa. Me orgulho muito de poder dividir idéias, receitas, fotos e realidades do dia a dia com você. Isto só me faz crescer como ser humano.
Thank you my little princess!!!!(é como chamo minha filhota)
Muitos beijinhos da Gina
Querida Ginja, nunca preparé scones, pero me están entrando ganas al leer lo feliz que te hace la masa y darles forma. Tienen que estar muy ricos y muy sanos. Besinos amiga
ResponderEliminarGinjinha, que scones tão originais!
ResponderEliminarEu nunca fiz, há que tempos que ando a pensar em aventurar-me mas ainda não calhou. É a primeira vez que vejo nesse formato e acho que ficaram tão giros, assim estilo fatias com sabor a pizza, com o queijo e o cebolinho!
E é tão bom encarar a cozinha assim com descontração e humor, sem medo de enfarinhar a cara (e o cabelo também!):D
Beijinho grande!
Têm muito bom aspecto!
ResponderEliminarJá experimentei fazer scones, mas sempre na versão doce e simples e nunca com outros sabores/ingredientes! :)
Love it! Adoro scones e adoro receitas integrais. E essa forma, tão maravilhosa, que dá vontade de pegar num e levar comigo. E de queijo!! Gosh.
ResponderEliminarQue receita deliciosa, adorei e já anotei para fazer. Gostei muito do seu jeito poético de relatar as receitas.
ResponderEliminarTenha uma ótima semana.
Que scones surpreendentes,devem ser uma delícia;)rseultam num lanche delicioso, sem dúvida. beijinhos
ResponderEliminarDelicioso e fácil !
ResponderEliminar