Viajar é tão bom e enriquecedor. Mesmo que seja através de um prato de comida. Sabores que nos levam a outras paragens e cheiros de outros lugares. Saboreá-los numa garfada.
Ao ver o tema da 9ª edição do Convidei para Jantar... lançado pela querida Marmita, não pude deixar de pensar nisso. Uma cidade/país que nos toque o coração. Onde já fomos ou sonhamos ser felizes. E gostamos da sua gastronomia.
Pensei imediatamente em Barcelona, que me acolheu tão bem por alguns meses e que já falei aqui. Lembrei-me de Praga, uma das capitais mais lindas, que adorei conhecer. Pensei na Suécia e nos lagos cristalinos de águas frias onde remei numa canoa, rodeados de bosques. Pensei nos Açores, uma beleza aqui tão perto. A minha própria Figueira seria tão bem recebida.
Mas outra vontade veio ao de cima. O desejo de ir em busca de novos lugares. O conhecer o que ainda não se conhece. O criar novas memórias e retalhos do longe.
Abro a janela da villa italiana e recebo a minha convidada, a Toscana. Onde me vejo sentada num alpendre laranja, cheio de flores e sossego. Imagino-me numa colina suave, e partir de bicicleta contemplando o verde e as vinhas. Um passeio de Primavera que acentua os sentidos.
Mais tarde um passeio até Florença, cidade que me seduz, pelas artes e arquitectura. Uma paragem para pizza caseira e gelado tradicional. Saborear Itália. Passear o olhar pela cidade e pelos museus, pelas obras de Boticcelli, Miguel Ângelo, Donatello e tantos outros. Enriquecer ao ver cada templo, cada cúpula, cada capela, na cidade das artes. Um tesouro toscano.
Mais tarde regresso à villa e preparo o jantar. Um risotto de abóbora, castanha e salva. E convido-a a sentar. Sirvo um copo de vinho da região, e o aconchego do risotto depois de um dia de passeio, convida a relaxar.
"É na Toscana, após um crepúsculo de tantos séculos que o
sol da Beleza dealba em toda a claridade e freme ardências e delírios
de zénite: ali se descobre novamente o Homem e a Vida, isto é, o que há
de formosa realidade, de variedade e graça em toda a Natureza."
Risotto de Abóbora, Castanha e Salva
(inspirado nesta receita do Jamie Oliver)
1/2 abóbora manteiga
coentros em pó q.b.
75-100 gr de castanhas cozidas
2 colheres (sopa) de sementes de abóbora
folhas de salva fresca q.b.
azeite e sal q.b.
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 chávena de arroz para risotto
1/4 chávena de vinho branco
caldo de legumes q.b.
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
Preparação
Cortar a abóbora em fatias, colocar num tabuleiro, temperar com coentros em pó e um fio de azeite e levar ao forno uns 30 minutos.
Começar a preparar o risotto passado uns 15 minutos. Preparar o caldo de legumes e mantê-lo a ferver em lume brando durante o processo. Numa outra panela colocar 2 colheres de sopa de azeite e a cebola e alho picados, deixando refogar até ficar translúcida. Adicionar o arroz e deixar fritar um pouco. Juntar o vinho branco e deixar cozinhar até o álcool se evaporar. Juntar 2 conchas de caldo e ir mexendo o arroz enquanto coze e embebe o caldo. Adicionar caldo à medida que for necessário, sem parar de mexer o arroz.
Entretanto, retirar a abóbora do forno, juntar as sementes, as castanhas, as folhas de salva e um fio de azeite e sal por cima, e levar mais 5 minutos ao forno. Retirar do forno, escolhendo só a abóbora e esmagando em puré. Cortar as castanhas em pedaços e reservar as folhas de salva e as sementes à parte.
Quando o risotto estiver quase cozido juntar a abóbora esmagada e as castanhas, envolvendo bem. No final da cozedura, apagar o lume e juntar o parmesão envolvendo suavemente. Servir imediatamente polvilhado com as sementes e as folhas de salva assadas.
Bom Apetite!
Gostei do desafio! Muito giro! Este risoto ficou maravilhoso!
ResponderEliminarItália é sempre uma excelente opção.
Adorei as fotos. Lindas!
Beijinhos.
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarMuito agradável o texto e o risoto é uma sugestão muito interessante saudável e deliciosa.
Beijo,
Vânia
Olá
ResponderEliminarO risotto ficou lindissimo!
Sabe tão bem viajar... nem pro vezes seja apenas em pensamento! :)
Beijinhos,
Marisa
http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/
uuuiiii!! que delícia que deve ser este risoto!! adorava conhecer a zona da Toscânia, mas com estas fotos e texto já fico com um gostinho! ;)
ResponderEliminarOlá Ginja,
ResponderEliminarque bonito post e o risotto deve estar uma delicia :)
beijinhos
Que belo risotto, tem um aspecto delicioso.
ResponderEliminarAdorei as fotos.
bjs
Que risotto lindo!!! Já tinha visto esta receita e gostei muito! Ficou com um aspecto excepcional :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Que coisa tão boa Ginja,
ResponderEliminarestá encantador!
Beijinhos querida.
esse risotto está com um aspeto maravilhoso.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá, gostei muito do teu risotto e do teu convidado, muito bom gosto como sempre. Muito obrigada pela participação, mais logo já divulgo no facebook. beijos
ResponderEliminarOla, minha querida,
ResponderEliminarPalavra que estava concencida que a tua convidada seria BARCELONA :).Sei que tens uma forte ligacao com essa cidade.
Porem, foste cpnvidar uma das regiaos mais belas e romanticas que conheco. Adorei e senti-me contigo no passeio e sentada, tambem, a tua mesa.
Tudo excelente, como sempre.
Um beijinho
Maria
Ah - Praga tambem e das minhas cidades favoritas. E linda de morrer ...
Adorei o risotto :)
ResponderEliminarvou experimentar
Beijinho
Tanocas
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
Uma refeição delíciosa e completa! Beijinhos
ResponderEliminarEsse risotto está com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Minha amiga, você é encantadora, viajei no seu texto, vc é muito
ResponderEliminarcriativa, parabéns!
Seu risotto ficou maravilhoso imagino o sabor e o aroma, hummmm!
Que as bençãos de Deus esteja sempre sobre vc!
Beijinhos no seu ♥
Minha Amiga Ginja.
ResponderEliminarQue lugares e viagens encantadoras, realmente cada uma tem o seu encanto impar e junto o prazer de receber viajantes. Sua escolha foi perfeita, só conhecendo para saber o encanto que é a Toscana, tudo remete á tranquilidade com paisagens maravilhosas. E este risoto com cheiro campestre e a deliciosa mistura desses sabores num casamento perfeito está a altura da sua convidada.
Linda apresentação,belas fotos.
Só tem um erro, é eu não poder estar lá para desfrutar dessa visão e me deliciar com a sua companhia e o sabor do risoto.
Beijinhos da Gina
Olá, Ginja! Que viagem linda! Adorei viajar contigo à Toscana e relembrar um local de que gosto muito e que tive a sorte de conhecer! Adorei o risotto!... Ajudou, em muito à maravilhosa viagem!...
ResponderEliminarBeijinhos
Paula
Querida Ginja,
ResponderEliminarEste teu texto retrata as minhas viagens mais frequentes, as sonhadas, as que vivo através das palavras ou imagens de outros, sempre que devoro um livro, me deixo encantar por um quadro, uma escultura, uma foto.
Obrigada por esta bela viagem à Toscana, quem me dera poder realiza-la um dia!
Enquanto ele não chega, delicio-me com este maravilhoso risotto.
Obrigada por todo o carinho e pela tua linda intenção de me enviares o cardamomo, eu recebi o teu gesto com a mesma alegria que receberia uma encomenda no correio. Na 2.ª fui ao Porto, consegui arranjar o cardamomo em pó e mais algumas coisinhas da minha lista.
Xi-coração.
Ginjinha sempre me encantando com seus textos inspiradores, profundos e que me fazem viajar com vc. Deve ser encantadora Praga, Barcelona, adoro lugares históricos, e lindos como esses. Só conheço por fotos, mas com certeza me derreteria em lágrimas de felicidade se um dia vier a conhecer esses lugares. Amei seu texto e seu risoto claro, divino. Adoro risoto de abóbora e com castanhas e salvia, ficou especial. Bjos com carinho
ResponderEliminarQue risotto delicioso, bem diferente do que já havia visto. Nunca provei nada com salvia, quero tentar. ;)
ResponderEliminarOh... já cá está a tua convidada!! E que bela refeição, com fotografias fantásticas como sempre!
ResponderEliminarEu, para não variar... ainda não consegui...
Um beijinho!
Querida, mais um texto muito bem escrito, que nos prende ao pc, desde a primeira linha... e as fotos e a forma como apresentas as tuas receitas, são sempre uma delícia...
ResponderEliminarQuanto a este maravilhoso risoto, só posso dizer que está com um aspeto mais que fantástico... ADORO tudo!!
Beijinhos
Ginginha,
ResponderEliminarSimplesmente fantástica a narrativa, as fotos e claro o aspeto do rissoto.
Também adoro ler, escrever e deixar-me fluir através da escrita criativa.
Foi o caso!
Tal como tu adorei Praga, pela sua tão particular arquitetura e história. Ah e gostei imenso da referência que fazes à nossa bela Figueira :)
O desejo de um ótimo dia e um beijinho grande.
Olá Ginja
ResponderEliminarO teu risotto combina ingredientes que adoro, desde logo a abóbora.
Quanto à escolha da cidade, parece-me que é uma aposta ganha. De Itália, apenas conheço Roma e Milão, ambas magníficas para mim. A Toscânia é das regiões que mais tenho vontade de conhecer.
Provavelmente falharei este desafio, pela primeira vez. Apesar de já ter a cidade e a receita... mas o tempo é escasso!
Um beijinho
Este risotto ficou verdadeiramente uma maravilha!!! O menino Jamie tem receitas fabulosas, e nas tuas mãozinhas só podia ficar perfeito :)...
ResponderEliminarum beijinho querida
Uhmmmm, que rico, nunca he probado el risotto con calabaza, pero se ve delicioso!!! Tienes un blog estupendo, por aquí me quedo siguiéndote!!
ResponderEliminarSaludos desde Madrid...
Bss
Querida Inês,
ResponderEliminarA tua participação é fabulosa, adorei o delicioso aspecto do teu risotto, não tenho muita sorte com risottos... lá terei de praticar mais e mais ! ;-)
Sorri quando li Barcelona, comemorei lá o meu 40º aniversário e foi inesquecível, é uma cidade que ADORO.
Praga visitarei quando for possivel, está na minha lista de preferências. :-)
Adorei passear contigo pela Toscana e conhecê-la um pouco mais pelos teus olhos ! :)
Beijinhos grandes, querida
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
.
ResponderEliminarEu não sei se você sabia
que a cada Natal eu saio
de porta em porta na espe-
rança de poder abraçar e
até beijar os amigos com os
meus melhores votos de
boas festas e um ano no-
vo repleto de felicidades.
Faço isso porque os sinos
do Natal há muito vêm do-
brando dentro do meu pei-
to me levando à necessida-
de da comunhão entre os
iguais.
Feliz Natal
silvioafonso
.
Oh o que eu gostava de conhecer Itália e a Toscana :)Deve ser tão bonito :)
ResponderEliminarTão bonito como este risotto :) parece feito pelo próprio Jamie :) a decoração está linda e as fotos fantásticas :) grande participação :) um beijinho grande***
Ginja minha querida :)
ResponderEliminarEscolhi S. Francisco mas estive mesmo mesmo para escolher Itália... Adorei a Toscana, adoro, adoro!!! Não me importava de ver tudo novamente mais vezes :) Há sempre mais coisas para descobrir!
O meu irmão esteve de Erasmus por lá e fez imensas visitas por todo o lado e felizmente tive a oportunidade de andar por lá! Florença é tão perfeito!!! :)
Acho que a Toscana ficou muito bem servida contigo :)
E esse risotto está, como sempre, fantástico, com umas fotos encantadoras! Dás-me sempre vontade de fazer o que vejo para a refeição seguinte! :P
Um grande grande beijinho
Também é uma das minhas viagens de sonho. Infelizmente, não me parece que a faça tão cedo.
ResponderEliminarGostei dos cenários que nos descreves, do risotto e das fotos, que estão cada vez melhores.
Um beijo,
Ilídia
Inspirador seu texto! Sonho em conhecer a Itália, por enquanto é um sonho distante, mas quem sabe um dia :)
ResponderEliminarFicou lindo seu risotto, ainda não provei com abóbora, deve ficar divino!
beijos
Olá Ginja!
ResponderEliminarAdorei o teu texto, eu sou mesmo uma devoradora de livros :)Para além de cozinhares deliciosamente, também escreves muito bem... recordei Barcelona através das tuas palavras:)
O teu risotto está lindo e cremoso, deve ser delicioso, com a combinação de ingredientes que fizeste.
Bjns
Isabel
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/
que receita maravilhosa, fotografias fantásticas e essa viagem fez-me saudades de outros tempos..heheheh..
ResponderEliminarum beijinho
Querida Ginja
ResponderEliminarUau, viajei com você! A Toscana é uma das minhas regiões preferidas.
Amo risotos e os de abóbora e sálvia são os meus preferidos!
A tua receita com castanhas me conquistou, pois também as adoro!
Te desejo um lindo fim de semana.
Bjim
Léia
Ginja,
ResponderEliminarAcho que a regiao de Italia que escolheste e perfeita! Nao conheco a regiao toda, conheco bem Pisa e arredores. E adorei a comida, as pessoas e os vinhos, ai os vinhos...humm. So de pensar ja viajo no tempo e no espaco. E este teu risotto ja me deixou a salivar e a desesperar por la voltar.
Beijinhos
Estou com tantas dificuldades em escolher o meu convidado, nem imaginas! Este teu risotto vai já ser deixado, assim como quem não quer a coisa, em frente aos olhinhos do Vel. :D
ResponderEliminarQue bom aspecto querida... só coisinhas boas neste blogue fantástico! :)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim-de-semana!
Olá, Ginja! :-)
ResponderEliminarO teu risotto ficou com ótimo aspeto e, a julgar pela receita, deve ficar delicioso. Adoro abóbora e arroz, por isso a combinação é ideal para mim.
Praga é muito bonita, sim. Mas a Toscana deve ser mágica e tenho para mim que convidará os seus visitantes para uma boa refeição.
Parabéns pelo texto, pelas fotografias, pela receita e pelo blogue. Um bom conjunto, sem dúvida.
Felicidades. :-)
Paula
Ginjinha, passando para agradecer seu carinho no meu cantinho e deixar votos de um feliz e lindo final de semana miga. Bjocas
ResponderEliminarQue maravilha! Ando há séculos para fazer um risoto de abóbora, acho que vai ser desta ;)
ResponderEliminarA Toscana está na lista das viagens que ainda quero fazer. Este teu post, lembrou-me disso. E para variar as fotos estão fantásticas! Bom fim de semana.
ResponderEliminarOh, que lindo! Eu também adoro Itália, há muito que sonho poder lá ir e fazer um roteiro por várias regiões do país!!
ResponderEliminarÉ tão bom podermos viajar através dos sabores e aromas de outras paragens, por momentos quase que conseguimos estar mesmo lá!
Adorei o teu post, a tua linda convidada, a Toscana, que recebeste no mais belo dos cenários, uma villa italiana! E gostei tanto do teu risotto, de abóbora é maravilhoso e com castanhas e salva deve ser ainda melhor!
As fotos ficaram muito lindas:)
Beijinho grande e bom fim de semana!
Qué delicia Ginja!!! Y esas fotos de concurso!!! Espectacular!!!
ResponderEliminarBesos....
Que post lindo Ginja! Como adorava conhecer Toscana :)
ResponderEliminarEssa receita parece-me perfeita, adoro abóbora, e as sementes de abóbora. Parece realmente um excelente prato para mim :b
Beijinho Ginja!
Toscana, ainda não tive o privilégio de conhecer. Florença é a cidade que mais desejo conhecer. Fui a Roma e foi encantador, mas Firenze vai ser A cidade! :)
ResponderEliminarApesar de ter um aspecto muito bom, risotto é uma coisa que não aprecio. Se calhar também nunca comi nenhum realmente bom :)
Ginjinha, que delícia de texto e de risotto!!! Até o prato é lindo, lindo!
ResponderEliminarAdorava passar por todas essas paragens, uma por mês!
Beijinhos, bom domingo!
Madalena
Obrigado a todos pelos vossos comentários, sempre inspiradores e carinhosos.
ResponderEliminarTenho de ir a Florença um dia, sei que vou adorar. E tantos outros sítios por descobrir. Mesmo que seja só através de um prato de comida... Bom domingo!
Lindo risotto!
ResponderEliminarNunca me ocorreu fazer com abóbora, tenho de experimentar!
Beijinhos e desculpa a minha ausência.
Ginjinha que Risotto tão bonito...as cores são maravilhosas! Olha que isto não se faz a uma pessoa e meia que anda obrigada a reduzir nos hidratos de carbono...e agora o que faço com toda esta saliva?
ResponderEliminarBeijocas e Boas Festas!
Olá Ginja,
ResponderEliminarQue risotto com um ar mais delicioso. Já sabes que eu gosto de um arroz e adoro itália. Convidado e refeição não podiam ser mais ao meu gosto, A tigelinha é um amor e as fotos estão lindas. Este Ananás e Hortelã está um sonho!
Boa semana e beijinhos
Ginja, los arroces cremosos te quedan estupendos, siempre. Éste no puede ser menos para darnos contigo un bonito paseo por ciudades tan bellas de Italia, país que embruja y al que quieres volver, por sus gentes, paisajes y comidas. las fotos preciosas con ese lindo plato. Besinos amiga.
ResponderEliminarOlá Ginjinha :)
ResponderEliminarNao sie que mais encanta, se o teu risotto, se a tua participacao ou a nova cara do teu blog! Lindo, lindo mesmo :)
beijinho*
Ginja só agora me sentei ao computador para ir ter contigo à Toscana. Obrigada (este risotto dá-me força para ir remar contigo nos lagos da Suécia 8depois iamos visitar a Ana, que achas)
ResponderEliminarBeijinho
No me hables de risotto...no me lo nombres...no me lo enseñes... Amooo el arroz, en todas sus formas de cocinarse. No me canso nunca de probar. Pero el risotto, cremoso y una delicia para el paladar, es la tentación más grande que se puede ponerse en una mesa para mí. Te ha quedado fantástico. La próxima vez, me encantaría ser tu convidada...
ResponderEliminarUn abrazo
Amiga,
ResponderEliminarSou louca pela Itália (não que alguma vez lá tenha ido, mas enfim...) e por tudo o que é italiano, especialmente a comida e este teu post e escolha, não podiam ser mais perfeitos, bem escrito e, como sempre, acompanhado por um prato lindo, delicioso e super tentador em todas as vertentes.
Parabéns por mais uma magnífica participação e por um risotto que só de olhar, já faz crescer água na boca!!
Beijinhos minha querida,
Lia.