Pasta com Pesto de Beterraba Assada
Vocês costumam sonhar com comida? Eu sonho muitas vezes. Às vezes idealizo pratos ou sobremesas em sonhos e acordo a pensar neles. Tenho boas ideias durante o sono. Outras nem tanto, onde me surgem combinações demasiado estranhas de ingredientes. Mas adoro sonhar com comida. Com imagens que me ficam na memória de coisas que gosto.
Quando vi esta receita na Marmita fiquei de olho arregalado, e nessa mesma noite sonhei com o pesto de beterraba. Faltava-me o manjericão preto para a colocar em prática e fui adiando a sua preparação. Mas ia sempre lembrando-me dela, da sua cor vistosa e exuberante. Que nos enche os olhos.
Mais tarde vi outra receita na miss Vite e soube que tinha mesmo de fazer uma massa em tons de cor-de-rosa na minha cozinha. Adoro a cor da beterraba, e se há alguns anos atrás detestava-a, hoje adoro-a. Em sopas, em saladas, assada, em risottos, sumos e até em bolos!
Inspirei-me em ambas as receitas e surgiu esta, que recomendo, mesmo a quem não gosta de beterraba. Vão ver, uma agradável surpresa de sabores. Numa refeição leve e nutritiva.
Cá em casa acharam estranha a cor, mas adoraram e repetiram! Happy meatless monday!
Pasta com Pesto de Beterraba Assada
200 gr de esparguete integral
1 beterraba grande
tomilho fresco, azeite e sal q.b.
2 dentes alho
5 nozes tostadas
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 ramo pequeno de cebolinho fresco
3 colheres (sopa) de parmesão
fio de azeite
água de cozedura da massa q.b.
Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Descascar e cortar a beterraba em pedaços. Colocar esses pedaços no centro de uma folha de alumínio, juntamente com os dentes de alho, tomilho a gosto, uma pitada se sal e um fio de azeite. Fazer um embrulho com o papel de alumínio e levar ao forno por 30 minutos.
Entretanto cozer o esparguete, tendo o cuidado de reservar um pouco da água de cozedura.
Colocar a beterraba assada, juntamente com os sucos que se formam e os alhos num liquidificador.
Juntar as nozes, o sumo de limão, o cebolinho picado, o parmesão e um fio de azeite. Triturar até obter um puré homogéneo. Juntar um pouco da água de cozedura do esparguete ao pesto de beterraba, para o tornar mais aveludado e líquido.
Juntar o preparado à massa e envolver. Servir com um pouco de parmesão ralado e cebolinho picado.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
OMG!! Fiz essa receita há pouquíssimo tempo, mas ainda não coloquei fotos no blog. Adorei, o sabor, a cor, fica um prato para lá de muito bom :)
ResponderEliminarOlá Ginja, à algum tempo que não passava por aqui. :( Shame on me... lol
ResponderEliminarMas olha esta massinha fez-me arregalar os olhos. A cor é linda e eu ando mesmo a precisar de comer beterraba!
Adorei. beijinhos
Olá, Ginja.
ResponderEliminarEsta é, de facto, uma massa de sonho :)
Adorei!
Beijinhos e uma boa semana.
Ja ando ha algum tempo para fazer pesto de beterraba, mas ainda nao surgiu. Concordo contigo da uma cor fantastica e tambem sou fa de beterraba, incluindo em bolos e sobremesas.
ResponderEliminarAdorei esta tua sugestao para uma segunda-feira sem carne.
Beijinhos e boa semana
Que prato lindo lindo!
ResponderEliminarAdorei a sugestão!
Muito bom... :D
Beijinhos!*
Bom dia Ginja!
ResponderEliminarUm sonho realizado e uma massa com uma cor vibrante!
Uma ideia muito original!
Beijinhos e boa semana!
http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/massada-de-bacalhau.html
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarLinda cor, a aparência ficou muito apetitosa, gostei muito dos ingredientes.
Beijo, boa semana,
Vânia
Já há algum tempo que não sonho com comida, mas às vezes lá acontece :D
ResponderEliminarEsta pasta ficou com uma cor linda, e deve ser bem deliciosa :D
Beijinhos e tem uma óptima semana :D
quando vi esta receita no blog da miss vite também fiquei de olho ;)
ResponderEliminara tua está com um aspecto delicioso!
Brutal
ResponderEliminaradorei as imagens
Boa 2º feira
Muitos beijinhos
MUAH* <3
Neuza Mariano
Meu canal Youtube
Ontem andava eu a pedir no facebook receitas com beterraba para usar a que cá tenho e hoje sais-me com este delicioso pesto!! Nem de propósito!!
ResponderEliminarÉ claro que sonho com comida, imensas vezes! E ste prato, além de ter umas cores simplesmente maravilhosas, tem beterraba, que é algo que adoro. Já anotei a receita e tenho que experimentar em breve, pois já andava de olho nas outras que te serviram de inspiração :)
ResponderEliminarSim, já me aconteceu sonhar com comida, mas nunca sonhei com nada tão colorido! Adorei esta massa com pesto de beterraba, fica fantástica!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana*
Ficou divina ,adoro beterraba e usava apenas na salada, fiz risotto e adorei.
ResponderEliminarBoa semana
bjs
Bom dia, Ginja!
ResponderEliminarQue ideia diferente e que cor soberba! Adorei e adoraria experimentar um pratinho destes que me encheu o olho!
Beijinhos
paula
hehe eu sonho mais acordada, confesso! adoro a cor da beterraba mas o sabor ainda não me convenceu (para grande infelicidade minha :(
ResponderEliminaruma óptima semana*** beijinhos
Afinal não estou sozinha :)
ResponderEliminarA massa ficou com uma cor maravilhosa, adorei!
Ficou lindo esse prato deve ser uma delicia.
ResponderEliminarBjs
Esse prato é realmente um "show stopper", ou seja, é de parar o transito pois fica lindo e cativa tanto o olhar com o paladar!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Querida Ginja
ResponderEliminarNão lembro-me ter sonhado com comida, mas penso que deve ser muito bom acordar com novas ideias!
Essa pasta ficou com uma cor linda - adorei!
Te desejo uma linda semana.
Bjim
Léia
Oi Ginja, realmente a cor é linda, e tem um aspecto delicioso, eu que sou fã de beterraba adoraria experimentar, to levando a receitinha.
ResponderEliminarbjs
Ficou com uma cor linda :D!!!
ResponderEliminaradoro esses sonhos gulosos! ;) e esta versão da massinha cor de rosa está cá com um ar! super creamy!! :) *
ResponderEliminarOMG!Ginja,mataste-me lentamente com esse prato!Tem um aspecto fantástico e com essa cor tão convidativa.....não precisas de comer carne.Tens razão:"happy meatless monday"!bjs,violeta
ResponderEliminarMinha doce amiga Ginja
ResponderEliminarNão fosse o bastante ter o aval de ter sido feita por tí, essa massa ainda se apresenta provocante e ousada desafiando os nossos sentidos da visão e do paladar, formando uma mar de água que teima cair de nossa boca.
Que maravilhosa a idéia desse pesto. Parabéns pela escolha e pela rusticidade da apresentação com a elegancia do empratado.
Ginja amiga perfeição é pouco para tí.
Beijinhos deliciados
Que prato lindíssimo. Convida a experimentar e descobrir a que sabe. Inspirador. Beijinhos e boa semana.
ResponderEliminarEsta pasta ficou com uma cor magnifica, adorei! Também sonho com comida e com ideias para fazer novos pratos...o meu marido costuma gozar comigo por até durante o sono pensar em comida :P
ResponderEliminarBeijinhos,
Joana
Os olhos são sem dúvida os primeiros a comer. Neste momento, os meus comeram tudo e nesse prato não restou nada. Também sou fã incondicional da beterraba. Adoro-a em curtume. Uma excelente ideia para uma refeição sem carne que sacia.
ResponderEliminarUm beijinho
Patrícia
wuau mas que maravilha ficou com uma cor mt bonita adorei bjs
ResponderEliminarDoce Ginjinha, que apresentação maravilhosa tem esta pasta!!!
ResponderEliminarBeijinhos, boa semana!
Madalena
Olá Ginja :) que linda refeição (como sempre). Eu e a beterraba não somos muito próximas, pelo seu sabor, mas pode ser que seja desta que passamos a ter uma relação mais colorida :)
ResponderEliminarQue maravilha de prato... cores lindas Ginja.. :)
ResponderEliminarum beijinho
Confesso que não sou a melhor amiga dos legumes e das verduras, mas, sendo a beterraba um dos poucos pertencentes dessa família que eu como sem problemas, fiquei morreeeeeeeeeeendo de vontade de experimentar! Se eu mostro pra minha mãe, acho que ela fica maluca! Ela aaaaama beterraba OIAUHAOIUHAOIUh
ResponderEliminarBeijos!
Querida Ginja,
ResponderEliminarestou de boca aberta com essa receita, além de saudável
ficou linda e tentadora!
As mães que tem crianças vão amar essa novidade, que além
de nutritiva nos deixa com água na boca, sucesso total amei!
Tenha uma feliz e abençoada semana santa!
Beijinhos ♥
Reconozco que el color y la presencia de este plato es preciosa. Sin embargo no acostumbro a utilizar la remolacha más que en vinagre, para aderezar las ensaladas. Veo los bizcochos tan estupendos que se hace con ella y nunca me atreví a preparar ninguno, sin embargo este plato de pasta lo tengo que hacer,querida amiga Inês, es un lujo y totalmente distinto a la pasta tradicional. Créeme, me acordé de ti cunado escribía el nombre de la hija de Charo, desde que vi el vídeo con tu nombre, siempre que leo Ginja, me viene a la mente Inês, así que siéntete protagonista con derecho de la dedicatoria. Besinos amiga y sigue soñando recetas estupendas para nosotros.
ResponderEliminarGinjinha minha doce filhota, que cor linda que a beterraba produz né. Eu adoro beterraba, costumo fazê-la em salada, com cebola e alho, ai que delicia. Essa massa deve ter ficado bem saborosa, e o sabor único. Quem sabe um dia me atrevo e experimento, pois a julgar pela foto parece muito bom. Gostei demais.Beijinhos doce Ginja, uma linda semana pra ti
ResponderEliminarÉ de facto um prato diferente, surpreendente e vistoso! O aspecto é perfeito!~
ResponderEliminarbeijinhos querida Ginja!
Olá Ginja: que cor magnífica tem esse pratinho! Fiquei convencida com esta receita bem simples e cheia de cor e sabor.
ResponderEliminarBjn
Márcia
olá ginja, adorei esta receita, simples e reconfortante como gosto!!
ResponderEliminarbeiji e boa semana, alecrim
Claro que sonho com comida!! Gosto tanto de comer e imaginar combinações de ingredientes e apresentações!! Tivesse eu tempo para dar largas à minha imaginação :-)
ResponderEliminarAdorei a massa e ainda à pouco comentei num blog que não gostava muito de pesto, mas que secalhar ainda não tinha comido o pesto certo!
Mas que maravilha, adorei a cor e de certo o sabor é magnífico!
ResponderEliminarBjs
Pois então Ginja! Eu também não gostava de beterraba, até que ano passado fiz uns exames e me faltaram algumas vitaminas no corpo, e dentre as várias coisas que preciso comer, a beterraba entrou no meio. Eu sempre ameiiii o cheiro dela cozida, mas odiava o sabor. Então comecei a morder um pedacinho aqui, outro ali e não é que estou amando a danada agora?
ResponderEliminarEsse teu macarrão ficou muito lindo, mega amei a ideia :)
Beijãooo
Eu nunca tinha visto tal coisa, mas certo é que está com um aspecto irresistível!!!
ResponderEliminarFabuloso :)
beijinhos amiga
Que cores maravilhosas tem esse prato! E o sabor também deve ser delicioso! Adorei! :)
ResponderEliminarBeijinho grande* ;)
obrigada por passares no meu cantinho :)
ResponderEliminare parabéns pelo teu blog cheio de coisas bonitas e apetitosas! (vou voltar*)
Não consigo gostar de beterraba, essa é a verdade!
ResponderEliminarMas esta massa passa-nos um aspecto tão delicioso que era bem capaz de cair na tentação de a provar! Quem sabe até iria gostar?
Beijinho*
Ai Ginja querida,
ResponderEliminara tua massa está muito bonita, tem uma cor lindíssima e tem um aspeto delicioso... mas tenho que recusar esse pratinho que me ofereces tão generosamente, porque não gosto mesmo nada de beterraba ;(
as fotos como sempre estão fantásticas :)
Bjns
Isabel
Minha Ginjinha :)
ResponderEliminarGosto, gosto tanto, gosto imenso, adoro!
A cor, as fotografias, o tomilho, o cebolinho, o queijo (que nunca falha)!
Como eu gostava de experimentar esta pasta :p Posso? Sobrou para mim?
Um grande beijinho
Olá Ginja,
ResponderEliminarEu cá gosto , não foi amor á primeira colherada, confesso, mas insisti e aos pouco comecei a apreciar a beterraba, pela sua cor vibrante, mas especialmente por todos os benefícios que aporta.
A tua massa está linda, bem temperada e eu aceitaria um pratinho de bom grado.
Bjs
Receita aprovadíssima, fiz lá em casa e chamei uma amiga como 'cobaia'.
ResponderEliminarFicámos super fãs! :)
Obrigada.
Que bom! Fico muito contente por terem gostado :)
EliminarAs cobaias cá da casa adoraram esta também!
Um abraço.
Pois amiga, não fossem os olhos os primeiros a comer, não é???
ResponderEliminarA cor ficou linda e tão vibrante que, mesmo o maior carnívoro, fica com vontade de lhe espetar o garfo...
Fabulosa receita amiga. Tens mesmo de escrever o teu livro culinário, pois tens um fabuloso instinto culinário.
Beijinhos grandes querida amiga e bom fim de semana,
Lia.
Ora aqui estou eu :) Ainda dizem que os sonhos não se tornam realidade! adorei as cores e mesmo não ser a receita que fiz consigo sentir o sabor :) beijo e obrigada pela referência! um beijo
ResponderEliminarHá 2 semanas fiz um esto de agrião e caju que tem feito as minhas delicias. Agora vou ficar de olho neste.
ResponderEliminarBeijinhos
Que bela sugestão! Fica um prato de cor linda e eu acho que um dia destes vou mesmo seguir esta receita! :-)
ResponderEliminarBjs,
Ana