Digam lá se estas curgetes não são a coisa mais linda? Adoro, pequeninas e redondinhas! Super amorosas. Foram-me oferecidas há uns dias para preparar um petisco para o blog, enquanto as que plantei estão a crescer a olhos vistos na horta. Ontem de manhã colhemos três curgetes enormes. Nunca vi nada assim. Não sei se foi da chuva em abundância. Sei que a sopa e as massas esta semana vão andar ao sabor das curgetes. Adoro! E grelhadas, com tomilho e um fio de azeite, tão simples e tão bom. E não esquecer um bolinho, com a polpa da curgete ralada, húmido e fofo. Não pode faltar, na época delas.
Uma forma deliciosa de as comer é recheadas e gratinadas no forno. Foi o que quis fazer com estas. Peguei nelas com carinho, preparei-as e convidei para jantar duas pessoas tão especiais na minha vida. E jantamos juntas como tantas vezes fazemos.
Convidei para jantar as mulheres da minha vida. A minha mãe e a minha avó. As minhas duas mães, sempre.
São elas que me acarinham desde bebé, num colo sem igual. Que me mimam e me aconchegam quando preciso. Que me ensinaram e continuam a ensinar tanto. Que me trouxeram o amor pela horta e pela natureza e animais. Que me trouxeram o amor por cozinhar. Que fizeram de mim quem sou. Que me dão conselhos e me apoiam. Um amor incondicional, família é amor.
E tantas vezes são elas que me preparam o jantar, quando chego tarde do trabalho, quando ando mais cansada e sem folgas. Desta vez fui eu que as mimei, pois merecem tudo! Sempre!
Preparei esta deliciosa e leve refeição, com direito a um bolinho simples para sobremesa (as minhas mães adoram os meus bolinhos!), e foi partilhada, em cumplicidade, ao sabor das coisas boas.
Assim participo em mais uma edição do Convidei para Jantar, desta vez no blog Pão de Cereais, com o tema "Convidei para Jantar outra geração da família".
Curgetes Recheadas com Bulgur, Grão e Cogumelos
6 curgetes redondas
1/2 chávena de bulgur
1 chávena de água
sal q.b.
azeite q.b.
1/2 cebola
1 dente de alho
2 chávenas de cogumelos frescos
tomilho fresco q.b.
1 chávena de grão cozido
parmesão ralado q.b.
Preparação
Num tacho colocar a água, um pouco de sal e o bulgur, e cozinhar, deixando ferver durante 10 a 15 minutos, bem tapado. Apagar o lume e manter tapado por 10 minutos a repousar.
Numa frigideira colocar um fio de azeite, a cebola picada e o alho picado, deixando cozinhar até a cebola ficar translúcida. Adicionar os cogumelos em pedaços ou fatiados e salpicar com tomilho fresco picado (só as folhinhas). Deixar saltear os cogumelos até evaporar a maioria do líquido que se forma. Adicionar o grão e o bulgur e envolver tudo muito bem. Temperar com sal, se necessário.
Cortar os topos das curgetes e com uma colher pequena, remover o miolo (reservar a polpa da curgete para sopas). Salpicar o interior com sal e pincelar o exterior com azeite.
Rechear as curgetes com a mistura de bulgur, salpicar com um pouco de parmesão ralado a gosto, e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante uns 25-30 minutos. Servir ainda quente.
Bom Apetite!
Miam, adoro estas courgettes, ficaram lindas. E o teu bolo do post anterior...ui tão bom ;)
ResponderEliminarAdorei o teu post, como me revi na tua relação com a tua mãe a tua avó :) e tens razão, também elas merecem ser mimadas.
ResponderEliminarEssas courgettes são tão bonitas, ando cheia de vontade de experimentar.
Olá minha querida, efectivamente essas courgettes redondas são uma fofura, e fazem um prato super apelativo. Adorei o recheio que escolheste sem dúvida um jantar de honra para as mulheres da tua vida :) Fiquei com imensa vontade de tirar uma courgette dessas para o meu almoço :P
ResponderEliminarBeijinhos,
Joana
Sao lindas, tal como as tuas convidadas que te incutiram o gosto pelas coisas que valem realmente a pena. Um beijo e boa semana!
ResponderEliminarQue curgetes lindas!! :)
ResponderEliminarAs courgettes são mesmo lindas! As redondas são um mimo :)
ResponderEliminarE adorei o recheio que fizeste, deve ser fantástico!
Beijinhos e uma semana fantástica*
Inês,adorei o teu post e concordo plenamente contigo,essas courgettes são lindas e super amorosas..e umas courgettes tão amorosas só podiam ser partilhadas com pessoas amorosas.Lindas fotos e sugestivas!
ResponderEliminarbjs,Violeta
Ginjinha minha querida, que lindinhas e encantadoras essas abobrinhas, tão delicadas quanto o amor que você colocou nelas. Suas visitas são mesmo especiais e merecem meus aplausos, pois essas suas mamães fizeram um belo trabalho, resultando em uma filha e neta amorosa e muito linda por fora e por dentro. Adorei suas abobrinhas, super saudáveis, saborosas, e como fã numero 1 tenho certeza que iria adorar prová-las. Bela participação.Beijinhos que sua semana seja linda
ResponderEliminarQue post maravilhoso!
ResponderEliminarAdoro estas curgetes e assim recheadas são perfeitas para uma refeição saudável!
beijinhos e boa semana
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarLindas abobrinha, parecem de porcelana, o jantar sem dúvida encantou as duas inspiradoras mulheres de sua vida, pois as abobrinhas ficaram muito apetitosas e com belíssimo visual.
Boa semana, beijos,
Vânia
Que prato lindo e saboroso, concerteza!
ResponderEliminarbeijinhos
Lena
Ficou um prato muito chique. Uma época eu plantava muito aqui, mas agora temos tido muita seca e nada mais cresce. Adorei a receita, vou fazer.
ResponderEliminarTenha uma ótima semana.
Que ricas Son y perfectas para raciones individuales, besos
ResponderEliminarSofía
Querida Gina,
ResponderEliminarestas abobrinhas além de cutes ficam irresistíveis e o melhor
super saudáveis, adorei o recheio!
Suas convidadas são especiais mesmo, bela escolha!
Beijinhos, ótima semana ♥
Olá Ginja!
ResponderEliminarDevem estar deliciosas. Nunca experimentei bulgur e agora quando for aí a ver se compro. Ca por vezes arranjam-se estas courgetes no mercado e já fiz assim recheadas. São uma graça.
Adorei o teu post. Eu tambem tinha pensado convidar uma avó, mas ontem, quando fiquei com internet ja era tarde...
Boa semana e bjnhos,
Manela
As curgetes são mesmo amorosas,
ResponderEliminarfiquei completamente derretida com as tuas palavras, um post muito bonito!
Ficaram lindas!
ResponderEliminarBjs
Olá, ginja!
ResponderEliminarGosto muito de courgettes recheadas e esta tua sugestão para o recheio deve ser uma delicia! As duas mulheres da tua vida devem ter adorado!
Bjs e boa semana!
Paula
Essas courgetes redondas perseguem-me e eu ainda não as consegui "apanhar" à venda! São um mimo! E esta tua versão com bulgur, que eu adoro, hummm... Linda homenagem! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Querida Ginja,
ResponderEliminarestas courgettes estão muito mimosas. Eu não sou grande apreciadora de courgettes a não ser na sopa mas olha que era bem capaz de experimentar.
Estão muito convidativas ;)
Beijinhos
Uma delícia e lindas fotos!
ResponderEliminarBj,
Marília
Ai que bom :)
ResponderEliminarAs curgetes são lindas.
Concordo com as tuas palavras :)
Linda homenagem.
Também acho estas curgetes absolutamente lindas!
ResponderEliminarLindas fotos e linda homenagem...Eu também tenho cozinhado com essas courgettes pequeninas que eu adoro. A tua versão e fantástica e super light.
ResponderEliminarBeijinhos
São super fofas! :-)
ResponderEliminarVer passatempo a decorrer no blogue:
http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html
Querida Ginja,
ResponderEliminarPelos vistos, não partilho só contigo o gosto por loiça portuguesa cheia de graça, mas também as páginas dos nossos cadernos da vida...
Desde pequena que recebo os constantes mimos da mãe e da avó, que me ensinaram tudo o que sei e me deram os genes culinários que tanto gosto de partilhar.
É um enorme privilégio crescermos assim, rodeadas de sabores doces e de hortas frescas!
Que lindas courgettes!! A mãe e a avó devem ter adorado!
Não tarda nada chegam até mim algumas vindas do quintal da minha sogra, que já têm várias receitas na mente!
beijinhos
http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/ananas-caramelizado-em-calda-de-laranja.html
Que delícia de courgettes :D
ResponderEliminarPartilho contigo o grande amor pela minha mãe e a minha avó, a quem sempre chamei 'as minhas mães' :)
Beijinhos e boa semana! :D
Adoro essas courgettes redondas ,costumo comprar,o ano passado tivemos muitas mas das compridas.
ResponderEliminarTambém já recheei com bulgur e gostei muito.
A tuas ficaram uma delicia,
boa semana
bjs
Vaya una suerte, poder disfrutar de estas cosinas tan ricas de tu propio huerto, amiga. Yo no los preparé nunca y eso que en Lidl los suelen tener, claro que no se parecerán en nada a los cultivados en casa. Te quedaron, además de muy ricos, seguro, con una PRESENTACIÓN MUY GUAPA. Decirte que por aquí llueve todos los días, aún no me quité los calcetines ni la ropa de abrigo, amiga, me parece que el verano se está haciendo de rogar. Y en cuanto a mi padre, mejora con un ritmo muy lento... Besinos.
ResponderEliminarGinja,
ResponderEliminarObrigada pela participação repleta de sentimento e com uma receita super-requintada mas tão, tão simples e saudável!
Gostei imenso.
Beijos.
Tão giro!
ResponderEliminaradorei o teu post! cheio de ternura e carinho :) convidar pessoas que nos dizem tanto é sempre especial e depois servir-lhe estas preciosidades.
ResponderEliminar(por aqui colhem-se as outras courgettes, as normais) mas estas são simplesmente lindas, lindas :)
um beijinho grande grande***
Olá ginja!
ResponderEliminarQue mãos de amor que seguram as curgetes. É uma das razões pessoais mais maravilhosa e que muito vos deve orgulhar ter o privilégio desse amor e demonstrá-lo assim tão carinhosamente.
Amei esse jantar e esses miminhos de curgetes assim recheadas ficaram uma delicia.
Beijinhos e um abracinho apertado minha querida ginja.
Que lindas courgettes e que mãos mais lindas ainda!!!!!
ResponderEliminarBeijinhos, boa terça!
Também as adoro! São super amorosas! Ficaram lindas mesmo!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://madamexicaras.blogspot.pt/
Adoro curgete,são muito versáteis e uso-as em várias receitas.
ResponderEliminarGostei muito de como as recheaste, de uma forma simples mas com harmonia nos sabores.
Ficaram muito lindas formando umas tacinhas apetecíveis
O texto deixa adivinhar umamor e uma ternura imensa por duas pessoas importantes na tua vida, desejo-te muitos anos de cumplicidade e alegrias na sua companhia.
Bjns
Isabel
Que magnifico trabalho fizeram as mulheres da tua vida. Criaram e educaram uma menina linda e doce como poucas. E claro que mereciam este mimo lindo com que as presenteaste. Adorei, minha doce amiguinha.
ResponderEliminarBeijinho grande
Maria
São mesmo bonitas!!!!!
ResponderEliminarAproveitaste-as da melhor maneira =D
Essas courgetes são bem bonitas e gostei imenso do recheio.
ResponderEliminarKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html
Oh Ginja nao sabes a sorte que tens de poder ter o teu cantinho para estas coisas!! Ou melhor sabes, porque depois podes cozinhar né??Por aqui ainda nao as encontrei, mas já há muito que me andam a sorrir!
ResponderEliminarA Avó e a Mãe... serão sempre figuras das quais nao nos podemos esquecer nao é??
Adorei a tua receita!! O bulgur também se me resiste, mas quando encontrar, terei que me render!!
Um jantar maravilhoso, para 3 mulheres maravilhosas!!
Um beijinho grande como tu!
Querida e doce Ginja.
ResponderEliminarÉ disto que eu falo quando me refiro a ti. Desta grandeza de sentimentos que transbordam da tua pessoa. É por isso que te chamo de Doce,na totalidade da palavra.
Linda homenagem a essas duas mulheres que devem ser realmente muito especiais, e a verdade está de como te criaram, Isso diz quem são.
Neste post a abobrinha, embora deliciosa e linda, é só coadjuvante desse trio a meus olhos maravilhoso.
Parabéns amiga, não muda nunca, que a vida irá te sorrir.
Beijinhos
Estas courgettes são lindas, lindas. Também tenho uma receita para publicar com elas... e ficam tãããããooooo boas.. :)
ResponderEliminarum beijinho
Que linda publicação, Inês ! :)
ResponderEliminarFoi uma belíssima e sentida homenagem às Mulheres da tua Vida ! :)
Percebo muito bem esse sentimento, elas são de facto as nossas Traves-Mestras, tenho a mesma idéia ! :)
Já vi essas courgetes à venda por aqui, são uma ternura de facto ! :)
A tua receita parece-me excelente, com sabores deliciosos de todos os dias !
Que bom ! :)
Um beijinho*
Que giras! E devem ser apetitosas :D
ResponderEliminarQue amor querida Ginja, adorei o texto e as curgetes são mesmo linda! Lá conseguimos participar, nós as duas é sempre à ultima da hora :D Beijos e que venha o próximo já com saudades! beijos
ResponderEliminarAs curgetes são lindas e as convidadas ainda mais :)
ResponderEliminarA minha mãe também é, sem dúvida, a minha melhor amiga! A minha avó é a minha vizinha e, em dias em que há 10minutos para almoçar ela é a minha salvação :)
O texto está perfeito e as curgetes recheadas também!
Um grande beijinho para ti e para as tuas mães :D
Acreditas que tenho umas mini courgettes dessas em casa e ainda não peguei nelas?!
ResponderEliminarTem que ser: ou pego na tua receita ou invento qualquer coisa, mas ver este post deu-me vontade de as provar de uma vez por todas :)
Bom fim-de-semana!
Que courgettes tão fofas :) Adorei! E gostei muito do post e da receita ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Inês
Tenho destas courgettes e ainda não decidi o que fazer com elas!
ResponderEliminarAdorei a tua sugestão!
Bjs
:)
ResponderEliminarBonitas curgetes.
Bonito texto
Bonitas fotografias.
:)
Um beijinho
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Receita fabulosa :)
ResponderEliminarBeijinhos
adoro, adoro legumes recheados! E estas tuas fotos estão lindas, lindas, :)
ResponderEliminarbeijinho e boa semana
Que lindas.....ficaram maravilhosas!!!!
ResponderEliminarEsse recheio deve ser divinal.....
As fotos como sempre fantásticas!!!
Beijinhos
Parabéns por tudo