Na cozinha, na culinária e nas receitas há ingredientes que ficam bem juntos. Às vezes nem pensamos muito nisso mas instintivamente juntamos sabores que combinam na perfeição nos nossos pratos e ao nosso paladar. É interessante pensar em qual ingrediente combina com determinado alimento.
Tenho um livro interessante "O Dicionários dos Sabores" de Niki Segnit que nos ajuda a combinar os ingredientes par a par. Que nos diz que sabor combina com outro. Alguns deles improváveis e que ainda não experimentei.
Há duplas que adoro juntar nas receitas. Ingredientes que ficam bem juntos, que abraçam o meu paladar e fazem ums festa aos sentidos.
O limão e o coco, o limão e o gengibre, e o limão e o alecrim. O chocolate e a framboesa, ou outro fruto vermelho. O chocolate e amendoim, ou o chocolate e avelã. E ainda o chocolate e a laranja. A maçã e canela, esse eterno clássico. Os figos e presunto, com o doce e o salgado numa junção perfeita. A alfarroba e amêndoa e os doces algarvios. O ruibarbo e o morango em compotas, crumbles e tartes. Um pesto de manjericão perfumado e mozarella fresco ou parmesão. Tâmaras e queijo da ilha. Laranja e cardamomo. A amêndoa e gila e os doces conventuais. A beterraba e o queijo de cabra. Mel e mostarda. Geleia e queijo brie. E a abóbora e o requeijão.
Adoro abóbora. Do Outono ao Inverno ela é presença assídua na cozinha. Em sopas, em saladas quentes, em pastas e risottos, em tartes e quiches. Nos sonhos de natal. Nas broas doces. Em pão e bolos. Com nozes, canela ou chocolate. Não pode faltar a compota de abóbora acompanhada de um belo pedaço de requeijão. Uma coisa que adoro.
E abóbora assada no forno. Coisa boa. Salpicar com um pouco de sal, um fio de azeite, umas ervas aromáticas e mais recentemente com a pasta de harissa. Fica deliciosa. A harissa apesar de não ser caseira, foi uma descoberta que adorei, oferecida pela Lia, e que tem sido usada em assados e comidas de inspiração marroquina.
Aqui a abóbora assada fez par com o requeijão bem português, numas deliciosas bruschettas para petiscar com uma salada verde de rúcula e nozes.
Bruschettas de Abóbora Assada e Requeijão
8 fatias de pão tipo alentejano ou ciabatta
1 dente de alho
azeite q.b.
1 requeijão
400 gr de abóbora manteiga descascada
tomilho fresco q.b.
1 colher (chá) de pasta de harissa
sal q.b.
16 folhas de salva frescas
óleo de girassol para fritar
lascas de parmesão para enfeitar
Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar nele a abóbora cortada em cubinhos. Salpicar com um fio de azeite, sal, folhas de tomilho e a pasta de harissa.
Levar ao forno até a abóbora ficar tenra.
Em óleo bem quente fritar as folhas de salva por breves segundos. Colocar sobre papel absorvente.
Esmagar o requeijão com um garfo e reservar.
Cortar o dente de alho ao meio e esfregar nas fatias de pão, salpicar com um fio de azeite e colocar numa frigideira ao lume, a tostar de ambos os lados.
Sobre cada fatia de pão colocar uma camada de requeijão e em seguida pedacinhos de abóbora assada.
Enfeitar com as folhas de salva e as lascas de parmesão.
Servir quente, com uma salada de rúcula e nozes temperada com vinagrete balsâmico.
Bom Apetite!
Querida Ginja
ResponderEliminarSe tenho um vício, esse chama-se bruschettas - hehehehe!
Faço toda semana e quero muito experimentar a tua receita, pois também gosto muito de abóbora!
Interessei-me por esse libro do Niki Segnit. Verei se compro pela internet, pois adoro combinar sabores!
Ainda não provei muitas das combinações que você descreveu, mas chocolate e framboesa é um dos meus preferidos:)
Bjim e tenha um lindo dia.
Léia
Olá Inês!
ResponderEliminarFicaram lindas as tuas Bruschettas, com umas cores fantásticas de se comerem com os olhos.
Adoro abóbora assada, mas nunca provei a harissa. Já ouvi falar imensas vezes, inclusive em receitas do Jamie, do qual sou fã, mas nunca encontrei à venda e nunca experimentei.
Acho a combinação de sabores que usas aqui fantástica. Deve ser um prazer imenso trincar essas bruschettas e sentir uma explosão de sabores conjugados. Um verdadeiro desafio ao paladar. ;)
Beijinho.
Célio
EliminarEncontra Harissa na http://www.glood.pt/. Também já a vi à venda no Aldi.
Olá Ginja!!
ResponderEliminarTambém aprecio muito abóbora e todas as receitas que se podem fazer com ela mas, realmente, nunca me tinha lembrado de a fazer como bruschetta... e com requeijão então, deve mesmo ficar delicioso!!
Adorei a sugestão e experimentarei em breve.
Bjs
Uma combinação vencedora, mesmo! Nunca me tinha lembrado de a usar em bruschettas, mas ficou excelente e só pode ser delicioso!
ResponderEliminarMaravilhosas as fotografias...
Beijinhos
Que bom aspeto!
ResponderEliminarBjs
Hmm bruschetta boa!!! Que aspecto tentador.
ResponderEliminarVou-te roubar uma! :)
Beijinhos linda!
Olá Ginja!
ResponderEliminarNunca comi abóbora assada... a abóbora tem sido uma descoberta para mim! Aos poucos tem sido introduzida na minha alimentação em sopas, pão e doces... Mas, estas bruschettas parecem ser deliciosas.
Quanto a harissa, já ouvi falar, principalmente nas receitas do Jamie, e ando curiosa com o sabor que deve dar a comida.
Um post inspirador como sempre...
beijinhos
Que apetitosas!
ResponderEliminarUma mistura mesmo interessante.
Que tentação!!
ResponderEliminarO aspecto é incrivelmente guloso
Beijinhos!!!
Ginja, esta receita é perfeita para mim! Abóbora e queijos deste tipo (requeijão, ricota) e ainda salva para mim significam um pedacinho de céu, sou completamente e loucamente apaixonada ;)
ResponderEliminarOlá Inês,
ResponderEliminargosto muito de abóbora assada, inclusive adoro sopa de abóbora assada... é tão boa :) mas em bruschettas nunca experimentei.
Também adoro requeijão, por isso esta combinação é perfeita e tentadora.
Bjns
Isabel
Esse livro desperta-me muita curiosidade e tenho vontade de o comprar! Eu gosto abóbora com canela..é a minha compota preferida!! :) Não me sirvo da bruschetta mas roubo um bocadinho da salada de rúcula com nozes que adoooro, está bem? ;)
ResponderEliminarbeijinho*
Adoro abóbora assada no forno, deve ser a minha forma preferida de a cozinhar! E os temperos que utilizaste são perfeitos. Tenho de experimentar esta bruschetta!
ResponderEliminarSó me falta mesmo a salva, que ainda não consigui encontrar por aqui! A minha grande falha nas ervas aromáticas...
Beijinho
há casamentos perfeitos, gosto de todos que escreves-te e fiquei muito curiosa com esse livro,
ResponderEliminarInês as fotos estão perfeitas!!!
beijinhos
Ginjinha minha linda,
ResponderEliminareu sempre gostei de abóbora, depois que descobri que ela faz bem à saúde
não falta aqui em casa, faço quase todos os dias.
Adorei essa sugestão, uma receita saudável e agrada a muitos paladares inclusive
o meu.
Bjs, sucessos sempre ♥
Inês,
ResponderEliminarEstou aqui a babar por esta combinação! Abóbora assada e requeijão devem casar tão bem!
As bruschettas ficaram lindas, com uma cor tão vibrante e apelativa! Apetece mesmo roubar uma :)
Beijinhos*
Amiga mais linda e queriduxa,
ResponderEliminarNão conheço esse dicionário dos sabores e fiquei curiosa...
Esqueceeste-te de uma combinação de sonho, o limão e a baunilha, eheheh!!
As tuas bruschettas, nem comento, pois devorava já uma ou duas de tão apetitosas que estão e com o requeijão que adoro, ai, ai...
Já sabes, se precisares de um top up de harissa é só dizeres.
Beijocas grandes minha querida e olha, como não respondeste, vou enviar para o n. 9 tá?
Lia
Olá Inês: que interessante este dicionário de sabores que se podem combinar. Realmente há os clássicos, como a maçã e canela, ou o chocolate e laranja, entre outros,mas este de abóbora e requeijão deve ser uma delícia!!!
ResponderEliminarBjn
Márcia
Não me posso ausentar um bocadito que seja, aparecem logo receitas de babar. Esta vou ter de fazer em breve, adoro requeijão.
ResponderEliminarTenho o prazer de te informar que o Lucas já chegou, podes ir ao meu blog para ver a carinha do texugo. Beijinhos e amei as fotos, o teu blog está cada vez mais bonito :)
Olá Inês, descobri recentemente que também adoro abóbora assada, combinadas com brushettas, ui que maravilha! Mais o requeijão..... que delicia!
ResponderEliminarLindas! Então e as cores? Uma maravilha!
Bjinhos
Tenho sempre abobora no congelador mas uso-a quase sempre em sopas.
ResponderEliminarEssas bruchettas ficaram lindas e imagino-as super deliciosas
Bj
Realmente há sabores assim, perfeitos juntos. Conheço alguns, mas não todos os que mencionaste. Este ano comecei a descobrir ainda mais a abóbora e estou rendida. Adoro a cor vibrante! Com requeijão ainda não experimentei, mas já guardei a receita para um dia destes - tenho ali muita abóbora por utilizar.
ResponderEliminarBeijinhos Ginga.
Foi dos primeiros livros que comprei e dos que mais me entusiasma. Adoro abri-lo à sorte e ver o que me calha... é realmente um desafio muita das vezes.
ResponderEliminarAdoro bruschetas e esta combinação é divinal.
Como sempre um post cheio de magia. Luv u!
Essa bruschetta eu nunca comi, só a tradicional mesmo. Será que é boa?
ResponderEliminarAbraços,
Baby Back Ribs
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarO colorido das bruschettas já é muito atrativo, como sou fã de abóbora penso que a combinação de ingredientes ficou perfeita, amei.
Beijo,
Vânia
Gostei desta sugestão, nunca comi abóbora assada.
ResponderEliminarBjs
Amei a sugestão, adoro todos os ingredientes. Ficou a minha cara
ResponderEliminarBeijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/
também tenho o livro da Niki e recorro a ele imensas vezes, principalmente se vou arriscar numa combinação que não é usual na minha cozinha. Estas bruschettas estão lindas lindas!!!! Quero uma agora para o almoço :)
ResponderEliminarMuito apetitosas!!!
ResponderEliminarSónia
http://bolas-desabao.blogspot.pt
A combinação de abóbora e requeijão já a experimentei em lasanha e é muito boa. Não conheço todas as combinações que falaste, mas concordo mesmo com as que conheço, são pares perfeitos. Fiquei muito curiosa com o livro, vou pesquisar :)
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Inês,
ResponderEliminarhá combinações que são perfeitas, para mim não há nada como canela e maçã, banana e chocolate e se me falas em abóbora eu digo-te que com requeijão é uma delicia e com nozes mais ainda.
Estão lindas as tuas bruschettas, a abóbora amarela contrasta tão bem com o pãozinho que usaste, e que maravilha uma fatia desse pão salpicado com azeite e com um alho, outra combinação a meu gosto Inês.
Está uma sugestão tão simples mas muito apetitosa e umas fotografias a demonstrar isso mesmo.
Beijinhos
Querida Ginjinha, só o seu texto foi um verdadeiro cardápio de deliciosas tentações. Conforme fui lendo foi me dando água na boca, com tantas combinações maravilhosas. Abóbora e requeijão de fato é uma combinação divina, já fiz em sopas e fica ótimo. Adorei as bruchettas, ficaram lindas e sem dúvida muito saborosas. Belas fotos doce filhotas, beijinhos
ResponderEliminarFotos lindas, lindas, Inês!
ResponderEliminarEssas bruschettas ficaram uma verdadeira tentação. Que boas devem ser! Fiquei com vontade de experimentar!
És uma inspiração!
Beijinho
Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Que bonitos :) Realmente nem que seja por instinto uma pessoa acaba por associar sabores. E ligá-los a alguma coisa, como canela+nozes+mel= Natal (eu não me canso de dizer isto :P). Não experimentei metade das combinações mencionadas, mais hei de o fazer... Quando o meu "curriculo culinário" estiver mais avançado. :)
ResponderEliminarE já agora, as fotografias estão muito bonitas! :)
Também adoro esta combinação, Inês! Uso muito em pizzas, mas estas bruschetas também me parecem muito bem :). De vez em quando também folheio esse livro à procura de novos pares perfeitos.
ResponderEliminarBeijinhos
Teresa
Confesso que não sou muito fã de abóboras mas pelo jeito com requeijão deve ficar muito bom, vou fazer a receita e provar!
ResponderEliminarÓtimas fotografias também, parabéns!
Que maravilha Inês! Os meus sabores estão todos aí, gosto muito! Sabes, tenho o mesmo livro, começa a ficar todo sublinhado, cheio de notas e post-its! Uso-o muito portanto! Beijinho
ResponderEliminarInês,também adoro abóbora assada e na minha terra come-se abóbora assada com mel ou açúcar também.Ainda não experimentei com requeijão e harrisa,adorei a ideia e acho que não fica mal nem com mel.As fotos são lindas como sempre!
ResponderEliminarbjns
Obrigado a todos pelos vossos comentários! :) Que bom que gostaram de umas simples bruschettas, mas às vezes o simples acaba por ser o melhor. Menos sabores mas que ficam perfeitos juntos. Harissa por cá podem encontrar em algumas lojas de especialidade, no martim moniz por exemplo, e até fazer caseirinha. Bom fim de semana a todos e bons petiscos!
ResponderEliminarObrigada pela tua mensagem. É bom estar de volta e ver as coisas fantásticas que fazes. Ficaram lindas!
ResponderEliminarR de Rita
Sou fã desta bruschettas!! :)
ResponderEliminarMas que bem!!! :)
ResponderEliminarSem Jeito Nenhum Blog
Less is more, não é? Com um aspeto maravilhoso, como sempre :)
ResponderEliminarMinha querida,
ResponderEliminarque lindas bruschettas :)
adoro abóbora e requeijão! Também sou da opinião que combinam um com o outro! Apesar de os ter juntado para rechear uma abóbora e não os ter comido assim nestas tuas lindas bruschettas!
Há combinações que são simplesmente incríveis e que nos deixam com um sorriso de orelha a orelha quando as provamos!
Aposto que foi a reação de todos ao provar estas pequenas maravilhas :)
As fotografias, como sempre, estão encantadoras :)
Um grande beijinho
Querida Inês,
ResponderEliminarUma refeição simples e bem conseguida com ingredientes que fariam decerto as minhas delicias e que se conjugam lindamente.
São tons bem sedutores os que mostras nas fotos, o que nos faz desejar ainda mais experimentar uma dessas deliciosas bruchettas !
Beijinhos, boa semana,
Bem, que coisa mais linda!
ResponderEliminarAs imagens são deliciosas, como tal, o resto também será com certeza!
Bjs
Dora
que cores tão bonitas!! imagens fantásticas. adorei!
ResponderEliminarum beijinho**
As fotos estão espetaculares, e a comidinha também, hi... hi...
ResponderEliminarGosto do toque da salva da chuva de rúcula e do balanço do teu texto
ResponderEliminar:)
Olá Inês, boas dicas para a articulação de ingredientes, alguns clássicos para mim, outros ótimas sugestões.
ResponderEliminarAdorei as bruschettas :)
que aspecto tão delicioso e não há como não gostar da eterna combinação da abóbora com o requeijão. e por falar nele, que saudades do requeijão!! :)
ResponderEliminarAbobora e requeijão e uma combinação que aprecio bastante. As tuas bruschettas fizeram as minhas papilas gustativas manifestarem-se.
ResponderEliminarBeijinhos