Adoro risotto. Desde a primeira vez que fiz, foi amor à primeira garfada ou colherada (às vezes sabe mesmo bem comer com uma colher). Ou melhor, foi amor logo ao começar a preparar a refeição.
Os ingredientes escolhidos, a paciência e o carinho envolvido na preparação do risotto, sempre ao lume a mexer com a colher de pau, o cheirinho que se espalha enquanto fica quase no ponto, o queijo parmesão no final que lhe dá aquele toque fantástico, ralar mais um pouco de queijo ao servir (parmesão nunca é demais). E a primeira garfada. Cremoso e envolvente. O verdadeiro prato de conforto nestes dias.
Este risotto de hoje é inspirado no que fiz no curso do Jamie Oliver, no Recipease em Londres. Adorei o curso. E o parmesão! Era fabuloso. Que saudades daquele dia.
Coloquei os cogumelos secos (vindos do Martim Moniz pelas mãos da Marmita querida) em água, fui lá fora apanhar tomilho fresco e fui buscar o parmesão. Mãos à obra, que vai sair um risotto à la Jamie.
Risotto de Cogumelos Secos
35 gr cogumelos secos
caldo de legumes q.b.
azeite q.b.
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
4 talos de aipo picados
1 chávena de arroz arborio
1/4 chávena de vinho branco
1 colher (chá) de manteiga
parmesão ralado q.b.
tomilho fresco q.b.
Preparação
Antes de preparar o risotto, colocar os cogumelos de molho em água quente, por uns 30 minutos.
Colocar o caldo de legumes ao lume, mantendo bem quente durante a preparação do risotto.
Escorrer a água aos cogumelos, reservando 1 chávena dela (e mantendo-a quente).
Num outro tacho colocar um fio de azeite, a cebola, alho e aipo e deixar refogar ligeiramente.
Em seguida colocar o arroz e envolver bem, mexendo sempre, até se notar que os bagos ficam ligeiramente translúcidos nas pontas. Nessa altura colocar o vinho branco e deixar ferver até evaporar todo o líquido.
Juntar duas conchas de caldo de legumes ao arroz, só a quantidade necessária para cobrir o arroz, e ir sempre mexendo até o arroz absorver o caldo. Juntar mais caldo à medida que o arroz vai cozendo e só quando o último caldo foi completamente absorvido.
A meio da cozedura, juntar os cogumelos e a água reservada deles, continuando a mexer.
Assim que o risotto estiver cozido (pode ser al dente ou ligeiramente mais cozido que é como eu prefiro), apagar o lume e adicionar a manteiga e o parmesão a gosto, envolvendo suavemente.
Servir imediatamente, enfeitado com tomilho fresco, com mais parmesão ralado e um fio de azeite.
Bom Apetite!
Ui... acho que vou experimentar este!! :)
ResponderEliminarSem Jeito Nenhum Blog
Que maravilha, Inês! Agora ia mesmo bem um pratinho :) E as tuas fotografias... que lindas! É sempre um gosto vir à tua cozinha!
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro!
ResponderEliminarLindo :)
Bjs
Adoro risotto e se tiver cogumelos melhor ainda!
ResponderEliminarO Jamie está sempre a falar no sabor dos cogumelos secos nos programas que faz. Gosto muito de ristottos, acho que arroz é o que mais se faz por estes lados, vou guardar esta para experimentar, além de que cogumelos secos até já tenho na despensa :)
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou lindo!
ResponderEliminarFez um curso com o próprio Jaime Oliver em Londres? Que inveja! Adorava ir até Londres fazer uns quantos cursos de culinária, e um dia vou mas não é para já. Primeiro tenho que arranjar um pé de meia bem gordinho. Quanto ao risotto, pode me dizer onde arranja os cogumelos secos? Onde vivo nunca encontrei...
ResponderEliminarObrigada
Olá Teresa, o curso não foi mesmo com o Jamie, foi no Recipease dele, e foi muito bom! Aconselho! :) Estes cogumelos secos vieram do Martim Moniz em Lisboa. Mas consegue encontrar (se bem que a um preço muito mais caro) nos hipermercados. Costumam ter uma boa variedade.
EliminarSe tem cogumelos eu gosto!
ResponderEliminarMuito reconfortante o prato....convida-nos a meter a colher :P
Mais uma sugestão fabulosa, como sempre!
Bjinhoos
Ficou lindo e com certeza delicioso...um beijinho.
ResponderEliminarQue belo risotto!!!!Ficou com um aspecto mesmo apelativo!Nunca fiz risotto mas quando fizer será de cogumelos...
ResponderEliminarBjoka
Rita
Já estou a babar... Adoro risotos e risotas à volta dele.
ResponderEliminarDe comer ainda a fumegar...
Tenho saudades, acho que vou fazer um 💙
Talvez um dia encontre a Marmita pelo Martim Moniz
Beijinhos
CláudiaV
Querida,
ResponderEliminaresse risotto já não vai a tempo do meu almoço mas ainda vai bem a tempo do meu jantar. Que delícia!
Manda um pratinho para cá, mais logo. :)
Beijinhos
Cá em casa os risottos são feitos pelo Vel. Deliciosos! Cada vez mais temos vindo a trocar o parmesão por queijo da ilha, ou então uma mistura de ambos. A menos que o risotto seja de sabores suaves, e aí sim, usamos só parmesão ou grana padano. Uma coisa é certa: risotto é sempre comido com colher :)
ResponderEliminarSim Ondina, quando não há parmesão prefiro usar o queijo da ilha, adoro :) eu desde que comi com colher, passei a comer sempre! hehe Beijinho.
EliminarFicou com um aspeto delicioso!
ResponderEliminarBjs
As fotos estão espetaculares, bem como o risotto. Bjs
ResponderEliminarMinha querida Ginja,
ResponderEliminaracho que é mesmo amor à primeira garfada/colherada :) A descrição perfeita de risotto!
E sim, também acho que parmesão nunca é de mais! Adoro usar e abusar dele!
Ficou com um aspecto perfeito minha querida!
Esses dias em Londres foram maravilhosos! Também quero!
Um grande beijinho
Ficou com muito bom aspecto o teu risotto, delícia!
ResponderEliminarOlá Inês,
ResponderEliminarAdorei esta sugestão de risotto.
Desde que me arrisquei pelo maravilhoso risotto que tenho feito várias e concordo com o amor à primeira prova e lá vamos aperfeiçoando :)
Ficou com aspeto delicioso :)
Muitos sorrisos para ti...
Que leve e lindo este risotto!
ResponderEliminarCuriosamente hoje, por imposição da data, deve também sair um risotto por cá :)
Bjinhos
Susana
E que bom que é...
ResponderEliminarCom este tempo só apetecem pratos assim.
Nunca me aventurei a fazer um Risotto a sério. Mesmo gostando muito de cozinhar, não tenho muita paciência para estar de roda dos tachos a mexer muito. Mas a verdade é que muitas vezes, como é o caso do Risotto, é mesmo preciso cumprir esses passos todos para que a obra final fique como deve ser. Adorei a tua receita e também fiquei contente por teres podido fazer esse curso com o Jamie. Uma sorte, mesmo! Ou não dizem que a sorte protege os audazes? Vocês foram fantásticas e gostei muito de vos acompanhar na vossa visita a Londres. Espero que repitam e depois nos contem! Ah, talvez seja desta que vou fazer um Risotto a sério, como o teu: tenho um frasquinho de cogumelos desidratados na despensa à espera de um bom uso. Se conseguir, depois venho aqui contar-te. Bjs. Bombom
ResponderEliminarGinja minha querida,
ResponderEliminardelirei no seu relato, curso maravilhoso que vc fez, chique demais!
Hoje fiz risoto de frango p/ o almoço, ficou tudo de bom, mas o seu
me deu água na boca!
Bjs, bom fds junto a sua família ♥
Querida Ginja.
ResponderEliminarQue coisa boa saber do seu curso, parabéns, não que vc. precise mas faça tudo que possa lhe vir a dar prazer.Conhecimento é bom em qualquer ramo.
Agora que esse risoto está sorrindo-me e me tentando, lá ele está!
Delicia de comida boa!
Beijinhos
<<<amiguinha mais lidna,
ResponderEliminarEu também adoro risotto.
A primeira vez que fiz foi um da Rachel Allen, que está lá nos primórdios do Salsa Verde e desde então, não os dispenso nem por anda e esta semana também fiz um do "nosso" livro novo do Jamie, um risotto de cebola assada e chouriço delicioso :)))).
Este teu, além das fotos estarem 5***** como é de apanágio, o risotto tem um aspecto do mais fabuloso e apetitoso possível.
Beijinhos querida,
Lia.
Adoro risotto :) Pena que raramente como porque ninguém aqui em casa me acompanha! Este está com um aspecto de comer e chorar por mais!!! Este vou ter de experimentar!
ResponderEliminarSilvia, às vezes faço só para mim! :) Mas a minha avó por exemplo adora e acompanha-me, embora fique sempre a ver a maneira como é feito e lhe faça confusão por ser tão diferente de como ela faz um bom arroz! Beijinho.
EliminarOlá Ginja
ResponderEliminarEstá com ótimo aspeto. Junat duas coisas que adoro: arroz e cogumelos.
Quando fui a Florença, na minhas incursões nos mercados, só me apetecia trazer aqueles produtos fabulosos, tão de lá. E claro, vim com os cogumelos secos que serviram precisamente para risottos!
Faço muitas vezes risotto, e se antes seguia as técnicas que indicas, atualmente, e depois de uma masterclass australiana, descobri que quando vamos colocando o caldo não se deve mexer muito, apenas agitar o tacho para que o grão não se parta e perca a goma. Resulta e diminui o trabalho ;)
Um abraço,
Guida
Sim, eu vi essa masterclass e já experimentei dessa forma com um risotto de abóbora. E até já fiz um no forno, receita da Donna Hay, esse sim bastante diferente mas muito bom!
EliminarAqui quis mesmo fazer como aprendi lá no Jamie, e fica cheio de goma e nada de bago partido. Um beijinho.
Ainda não jantei por isso nem imaginas como estou com vontade de atacar esse prato!
ResponderEliminarlindas fotos <3
Olá,
ResponderEliminarQue sugestão deliciosa.
beijinhos
Paula
Que aspecto maravilhoso tem esse risotto!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Bem... como te disse mal vi a imagem no facebook pensei para mim: parece-se mesmo com o risotto que fizemos no recipease em Londres. E foi mm inspirado :)
ResponderEliminarEsses cogumelos são deliciosos... e tudo é uma combinação fantástica... Que saudades!!!! :)
Um beijo enorme, querida. Adorei o teu post.. como sempre! :)
Que prato maravilhoso! Eu também adoro risotto e tal como tu, também foi amor à primeira garfada. É das poucas coisas (muito) boas que eu adoro no Inverno, poder preparar estas deliciosas refeições reconfortantes que tanto nos deliciam. Adorei a tua sugestão. ;)
ResponderEliminarBeijinho.
Mas que belo risotto! Também foi amor à primeira garfada, mas faz muito tempo que não preparo, gostamos - aqui em casa - muito do risotto de camarão, e nem sempre encontramos camarões frescos que mereçam figurar um risotto.
ResponderEliminarFicou lindo o prato, as fotos sempre maravilhosas :)
beijos
I can see from the pics ,which are great btw,that risotto was a great success.Greetings from sunny New Zealand
ResponderEliminarOlá Ginja
ResponderEliminarSimplesmente adoro risotto de cogumelos. Ficou 5*
Beijinhos
Oi Ginja,
ResponderEliminarOs risottos também me encantam e este risotto de cogumelos secos certamente é uma deliciosa refeição, que satisfaz todos.
Bom final de semana, beijo,
Vânia
É risotto e de cogumelos, claro que eu alinho. Vamos nessa...
ResponderEliminarBom fim de semana
Bjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy
Gosto muito de risotto e de cogumelos secos. E frescos. Gosto de cogumelos :) Adorei esta tua versão "à la Jamie".
ResponderEliminarBeijos,
Ilídia
PS: Fiquei com vontade de ir para casa fazer risotto. E de o comer à colher :)
Penso como você Ginjinha, para mim, a primeira garfada ou colherada hehe de risotto , foi amor a primeira vista. Este de cogumelos é um dos meus preferidos. Ficou com um aspecto lindo, suculento e de comer rezando e chorar por mais. Adorei. Beijinhos, ótimo final de semana
ResponderEliminarTem mesmo bom aspeto! Parece muito cremoso, que delícia :)
ResponderEliminarNunca experimentei risotto, mas desde que criei o blog só me apetece tentar (o problema é que me apetece tentar fazer mais algumas dúzias de coisas também :P)
Acho estranho que alguém coma risotto com colher! Eu sei que é perfeitamente normal, mas acho que tenho um vício com certo tipo de talheres. Tenho colher preferida para cada coisa; iogurte, papas de aveia, leite com cereais, sopa, e só gosto de garfos pequenos para comida! Depois é-me um bocado estranho comer com talheres que não esses :P
Nunca ouvi falar de cogumelos secos! Que engraçado :P Aposto que com o arroz ficam deliciosos! (cogumelos com arroz soa bastante bem :))
Olá Inês,
ResponderEliminaracho impossível haver alguém que não goste de risotto, eu adoro e sempre que como uma colherada dele lembro-mo do arroz caldoso que a minha avó fazia da goma que ficava uma delicia...e sim eu também como com a colher, ou melhor tudo que seja arroz é com colher:)
Uma sugestão linda e reconfortante, com cogumelos que eu tanto adoro Inês, vou experimentar esta tua receita com favas, eu bem sei que tens uma receita com este ingrediente mas confesso que gosto mais desta.
Beijinhos e um bom fim de semana
Olá Inês: que bela refeição e tão bem explicada. Apetece mesmo uma garfada ( ou várias!!). Está com um ótimo aspeto e a apresentação está linda, como sempre.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Ginja eu estou contigo... apetece mesmo à colherada :)
ResponderEliminarGosto desta delicia (sinto até o cheiro)
Beijinhos
(acho que a Marmita teve uma excelente ideia)
Tão lindo o teu risotto :)
ResponderEliminarAcreditas que nunca fiz nenhum? Acho que a fama que o persegue me assusta.
Mas o teu está perfeito. Parabéns!
Bjinhos
sara
Adoro risotto minha querida!!! E este está mesmo apetitoso e cremoso como eu gosto!!! Perfeito :)
ResponderEliminarum beijinho
No início da semana fiz um risotto tão parecido com o teu! Mas com cogumelos portobello e alecrim, uma combinação que descobri recentemente e pela qual estou deliciada :) Tenho imensa curiosidade em usar cogumelos secos, que nunca experimentei, devem ser fantásticos, o teu risotto ficou lindo com eles! :)
ResponderEliminarbeijinho*
Não consigo resistir a um belo risotto como o teu! Maravilha! Tens de experimentar cogumelos desidratados em pó, fica maravilhoso num risotto (ou em sopas).
ResponderEliminarUn rico plato, bien caliente, lo ideal para estos días de tanto frío. Miles de besinos querida Inés.
ResponderEliminarQuerida Ginja
ResponderEliminarEu também adoro de risoto e prefiro receitas feitas com cogumelo seco do que com cogumelo fresco, pois acho o sabor mais marcante!
Deliciosa receita, ainda mais com o uso do aipo e do tomilho.
Te desejo uma ótima semana.
Bjim
Léia
Tem mesmo um ar cremoso. Gostei muito!
ResponderEliminarQuando me lembro de risotto, o primeiro que me vem à cabeça é sempre de cogumelos. E este tem muito bom aspecto!
ResponderEliminarInês,só pela descrição que fizeste estou com água na boca,para não falar nas fotos...Este risotto lembra-me desse que provei no workshop.Acho que foi a Luisa que o preparou.Foi super delicioso.
ResponderEliminarbjns
Ai saudades daqueles dias, da aula, do parmesão do curso que eu e a Naida comemos que nem umas doidas durante a aula :) Adorei o teu risotto e fico feliz pelo final que os cogumelos do Martim tiveram, não podias ter escolhido melhor prato. beijos
ResponderEliminarAdoro e tem um aspecto fabuloso Inês
ResponderEliminarbeijinhos e boa semana!
Olá querida Ginja!
ResponderEliminarNão há dúvida nenhuma em como partilho o teu gosto por comidinha de conforto nestes dias tão frios e cheios de chuva. E que prato melhor do que um belo risotto?! Esta semana também fiz um, de abóbora, mas há muito que ando para testar um como o teu, de cogumelos secos, que deve ficar simplesmente divinal! E se ainda por cima veio quase diretamente da cozinha do fantástico Jamie Oliver, que mais posso dizer?! Lindas as fotos (já não é novidade), lindas as palavras e lindos os sabores com que reconfortaste o estômago e, também, a alma, que se o sol não nos sorri, que nos sorria a comida :)
Beijinhos
Uma tentação ! :)
ResponderEliminarJá estive com cogumelos secos na mão várias vezes mas não cheguei a comprar !
Tal como não cheguei (ainda) a fazer risotto !
Mas este teu está com uma aparência fenomenal e aconchegante mesmo !
Adorei o toque do tomilho ! :)
Beijinho
Olá Inês,
ResponderEliminartal como tu, também adoro risotto e foi amor à primeira garfada :) gosto mesmo muito, mas cá em casa não são apreciadores, por isso vou fazendo só para mim :)
Nunca utilizei cogumelos secos, tenho a ideia que não vou gostar muito, não sei bem porquê!! Mas já tenho feito com vários tipos de cogumelos frescos e adoroooo :)
O teu risotto está bem cremoso e aromático, ficou bem apetecível.
As fotos estão lindas como sempre.
Bjns
isabel
Olá Ginja!
ResponderEliminarAdoro risotto... Este tem um aspecto bem cremoso! Nunca experimentei os cogumelos secos. Por aqui são difíceis de encontrar. Talvez quando for a Lisboa compre.
O toque do tomilho é bom e deve ficar ainda mais aromático.
beijinhos
Que aspecto fantástico, quero tanto provar :)
ResponderEliminarSanti's Royal Home
Santi
Eu também sou uma apaixonada por risottos e tenho a sorte de ter um marido que os faz na perfeição :) Vou-lhe mostrar esta receita ;)
ResponderEliminarR de Rita
Ando com vontade de comer risotto...e este de cogumelos é perfeito para matar saudades!
ResponderEliminarGosto muito de passar por aqui, Inês...fico sempre inspirada!
Beijinho
Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Qaundo passei os olhos por este post no seu dia, fiquei a matutar!
ResponderEliminarDepois aqui no supermercado mais fashion da Siberia, vi os cogumelos secos e lembrei me logo de ti!!
Fiz uma vez risotto e quando me lembro e me apetece, dou-me a esse luxo! Sim porque é um luxo, poder sentar-me e comer com uma colher assim que o acabo de fazer! E este ainda seria mais luxo, porque foste tu que fizeste!!! Coisa tao boaaaa!
Beijinhos,
Mena.
Adoro risotto!! E este tem mesmo um aspeto fantástico, de ficar a salivar :)
ResponderEliminarParabéns pelo blogue e por estas receitas tão apetitosas :)
Beijinhos,
Vânia
http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/
Olá
ResponderEliminarPode-se guardar o risotto de um dia para o outro? Ou tem de ser servido logo que se faça?obrigado