Pode-se dizer que ando a precisar de férias. Enquanto metade do meu cérebro trabalha e continua sempre enfiado em casos, cirurgias, coisas a fazer, não esquecer outras quantas, a outra metade imagina-se de férias e em descanso. Talvez bem longe daqui, para mudar de ares e tempo.
Basta abrir um livro de culinária até, para me imaginar a viajar por ele. Acontece tanto. E sabe bem, por momentos estar noutro lugar, uma turista de páginas escritas e fotografias por tirar.
O livro Little French Kitchen da Rachel Khoo é um exemplo disso. Um livro viajado, pelos quatro cantos de França, explorando as várias regiões e as suas tradições culinárias e reinvenções de receitas na sua cozinha pequenina de Paris. Uma inspiração e uma pequena viagem por França, pela costa, pelas montanhas, é quase como estar ali naqueles lugares e saborear cada uma das receitas dela.
Peguei no livro e fui conduzida até à Alsácia, descobrir o Kugelhopf. Em vez do tradicional, mais doce e com passas, experimentei a versão salgada. Uma espécie de brioche com menos manteiga, na receita da Rachel.
Um bolo salgado mármore, com os espinafres a pintarem de verde as fatias.
E a vontade de fazer um piquenique de verão na companhia deste kugelhopf.
Faça-se a vontade, estende-se uma toalha lá fora, regam-se os copos com limonada fresca acabada de fazer e aproveitam-se todos estes pequenos momentos, enquanto é verão.
Fica esta versão salgada de kugelhopf, que se junta ao tema desta edição da Bundtmania no Lemon and Vanilla. Vamos lá piquenicar estes bolinhos salgados!
Kugelhopf de Queijo e Espinafres
(receita adaptada de Rachel Khoo)
massa branca:
150 gr farinha trigo
1/2 colher (chá) de sal
3 gr de fermento biológico seco
45 ml de leite
1 ovo batido
35 gr de manteiga amolecida
75 gr de queijo da ilha ralado
massa verde:
3 chávenas de espinafres frescos
35 gr de manteiga
1 colher (chá) de sal
150 gr farinha trigo
3 gr de fermento biológico seco
1 ovo batido
1 punhado de pinhões
Preparação
Peparar a massa branca, misturando todos os ingredientes secos. Abrir um buraco no centro e colocar o leite, o ovo e manteiga e começar a amassar durante uns 5-10 minutos até a massa estar lisa e elástica. Adicionar o queijo e envolver bem na massa, continuando a amassar mais um pouco. Transferir a massa para uma taça limpa, tapar com película aderente e deixar levedar até dobrar o volume (o ideal segundo a Rachel é deixar a levedar no frigorífico durante a noite).
Para a massa verde, cozer os espinafres em água a ferver durante 10 minutos, escorrendo depois muito bem o excesso de água, espremendo bem os espinafres. Misturar a manteiga nos espinafres e adicionar o sal, misturar bem e triturar com a varinha mágica até obter uma papa verde.
Juntar a farinha e fermento aos espinafres e misturar, amassando bem, até obter uma massa lisa e elástica. Se achar demasiado seca, adicionar um pouco de leite. Depois de amassada a massa, colocar numa taça, tapar e deixar levedar como a outra massa simples.
Depois de levedadas as massas, transferir a massa branca para uma superfície enfarinhada e esticar num rectângulo de 20cm x 30 cm, com a ajuda de um rolo da massa. Pincelar a superfície com o ovo batido.
Fazer o mesmo com a massa verde e colocar por cima da massa branca.
Dobrar pelo lado mais largo do rectângulo, para dentro até meio da massa, e fazer o mesmo com a ponta oposta. Enrolar a massa de forma circular, em anel, e a ligar as pontas colando com a mistura do ovo.
Untar uma forma apropriada com manteiga, salpicar o fundo com os pinhões e colocar a massa, deixando levedar novamente até dobrar ou durante uma hora.
Levar a forno pré-aquecido a 200ºC e deixar cozer (teste do palito). Desenformar e servir morno ou frio.
Nota: a massa é bastante fofa no dia em que é cozido, achei mais seca no dia seguinte, mas perfeita torradinha em fatias e servida com queijo de cabra.
Bom Apetite!
Que deliciosa criação, Inês! Já me deu vontade também de estender a toalha e fazer um pic-nic.
ResponderEliminarBj,
Lylia
Adorei a ideia Inês! O meu cérebro está como o teu, cada dia que passa penso mais em férias, aliás, só penso mesmo nisso!
ResponderEliminarCom esta receita também me comecei a ver de férias, a gozar plenamente o Verão!
Bjinhos (e boas férias quando chegarem)
Oh Inês, para o proximo fim de semana até te vais esquecer que precisas de vacances. Sim, porque vais ter que me aturar aí na Figueira LOL :)
ResponderEliminarGostei deste kugelcenas, ficou bonito assim em verde, tão a chamar o verão!
Que coincidência tão engraçada Inês. Eu nasci e cresci muito perto da Alsácia, e sempre adorei as formas de kugelhopf, assim como a minha avó, a minha mãe, as minhas tias e as minhas primas, todas temos formas dessas nas nossas cozinhas. É um daqueles objectos para o qual olho e sempre que o faço parece que estou junto da minha tribo. Foi tão bom ver esta receita aqui no teu cantinho :)
ResponderEliminarEsta tua versão parece ser deliciosa. Bonita é de certeza, ficaram lindas as fotos.
Beijinhos grandes, e obrigada por este momento tão bonito que me fez regressar à infância. Não tarda nada, estarei por lá, e quando estiver na Alsácia a comprar mais uma forminhas destas, vou lembrar-me de ti ;)
Beijos
Oh lindo Doyle!
EliminarEu adoro estas formas de kugelhopf, mas só as conheci há poucos anos. E esta que usei, comprei num leilão e veio de lá mesmo :) é uma preciosidade, até a tenho a enfeitar.
Fico tão contente por ter-te feito feliz e regressar a essa infância na Alsácia!
Um beijinho.
(e agora eu tb me vou lembrar de ti quando olhar para a minha!)
Maria Inês, nem sei bem que diga!!! Que Kug_coise mais lindo! :D
ResponderEliminarADOREI!
Aspecto fantástico e só imagino esse sabor, assim ainda morninho... Ui!
Bjinhosss
Que ótima sugestão! Tem um aspecto maravilhoso!!!
ResponderEliminarA Monte Alegre sempre tem novidades para a refrigeração das suas receitas, sejam quentes ou frias. Fazemos de tudo para preserva-las, no sabor e na temperatura. Confira no nosso site, você não vai se arrepender!
Abraços,
www.montealegrerefrigeracao.com
Xi Inês... Este bundt bicolor é mesmo o convite ideal para um piconico :)
ResponderEliminarTem nome estranho, (para nós), mas levava-o dentro da minha cesta de campo e ficava lindo na toalha dos piqueniques... Delícia ;)
Beijinhos e boas férias, pelo menos para a metade do teu cérebro, hehe... :-)
Cláudia
Mas que bom, original e apetitoso!!! Vai muito bem com um refresco!
ResponderEliminarBeijinhos :)
Olá,
ResponderEliminarAdorei o aspecto e o recheio do teu bolo salgado kugelhopf...
Ainda não tenho nenhuma forma desse género, tenho que adquirir ou ver se me oferecem no Natal. :-)
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Hmm, que delícia! Fiquei curiosa pra fazer a receita!
ResponderEliminarBj e bom verão,
Marília
Ora aqui está uma sugestão interessante, ginginha. Perfeito para levar para a paria.
ResponderEliminarDeve ser delicioso.
Beijinhos e bom fim de semana
Adorei, está fantástico! Bj
ResponderEliminarQue original.As cores são cativantes ...Deve ter ficado óptimo!
ResponderEliminarBjoka
Rita
O nome é realmente estranho mas o resultado é tão apelativo! E as limonadas tentadoras!!
ResponderEliminarBons piqueniques :)
Beijinho
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarLinda apresentação, o formato e cor do recheio ficou muito tentador, ótima sugestão para piquenique ou um lanche.
Beijo, boa semana,
Vânia
Minha amori,
ResponderEliminarEu também adoro a Rachel e o seu jeitinho de vestir e a sua simplicidade e simpatia e adoro o avental que ela tem de Viana e onde está escrito "Portugal"!!
Adoro o teu K... magnífico e lindo e com esse interior verde e convidativo, não podias ter contribuído de forma mais linda e deliciosa para esta edição do bundtmania.
Muito obrigada minha querida amori,
Beijinhos grandes,
Lia.
Nem imaginas como te percebo.... férias? nem sei o que são!
ResponderEliminarVou fazer o mesmo que tu e imaginar-me debaixo de uma árvore a ver os meus canitos a correr pelo campo enquanto saboreio uma fatia desse kugelhopf....
Esse livro é tão delicioso :)
ResponderEliminare o teu kugelhopf está ainda mais delicioso! Que lindo :) Que marmoreado perfeito!
Adoro a junção do queijo com os espinafres!
Para mim não podia estar melhor, levava já uma fatia bem grande!
E uma limonada fresca também! eheh
Um beijinho
A Rachel Koo é mesmo inspiradora. Não tenho nenhum livro dela, mas gosto muito do programa. E esta receita parece ser deliciosa.
ResponderEliminarPois eu recomecei hoje a trabalhar, depois de três semanas de férias que me fizeram muito bem :)
Um beijo,
Ilídia
Eu estou adorando estas tuas receitas de bolos ou muffins salgados. Que maravilha!
ResponderEliminarEu amo o livro da Rachel Khoo e o programa de TV dela. Ela é uma artista encantadora.
Aqui os bolos Gugelhopf sao muito famosos e eu adoro esse formato.
Bom descanso pra ti!
Ainda não tinha espreitado esta beleza! Ficou com um efeito lindo, e acredito que a tua sugestão com o queijo de cabra iria fazer-me suspirar de prazer!
ResponderEliminarBeijinhos
Me ha gustado tu bloc, he encontrado cosas muy interesantes, te invito a visitar el mío esta semana mesas marineras, restaurantes curiosos y una receta refrescante espero que te gusten mis propuestas y me encantaría que si no eres seguidora te hicieras para seguir compartiendo nuestros blogs
ResponderEliminarElracodeldetall.blogspot.com