Vamos começar Agosto de geladinho na mão. E que gelado bom! Daqueles que nos obrigam a comer mais um pedacinho de tão guloso e fresco que é. Não haveria forma mais deliciosa de começar este mês, que é do Verão, e das receitas mais fresquinhas, quer seja no prato ou no copo, ou neste caso, no cone.
Gosto mesmo muito de gelados caseiros, e desde que uma amiga me ofereceu a máquina de fazer gelados há uns dois anos, não consigo resistir a preparar mais um e mais um, nesta época do ano.
E por falar em gelados caseiros, já conhecem o livro de Verão mais guloso e apetitoso? A verdade é que a Rita Nascimento, chef do La Dolce Rita e autora do livro "A Vida Secreta dos Gelados Caseiros", nos ensina a fazer gelados maravilhosos, super cremosos e alguns bem atrevidos, de forma divertida e cheia de entusiasmo, em casa. Um livro para comer de uma ponta à outra, aviso já. Eu comecei por um gelado de arroz doce, uma das minhas sobremesas favoritas de sempre, passei já duas vezes pelo de morango e agora avancei para o nível maior de gula com este gelado de Banoffee.
A tarte banoffee combina a banana com um rico molho de caramelo e uma base de bolacha. Imaginem agora esta tarte em forma de gelado! Sim, fica maravilhoso, de comer e chorar por mais, por assim dizer. O melhor é mesmo experimentarem e darem a vossa opinião, mas tenho a certeza que vão adorar cada uma das receitas deste livro, se tal como eu, forem "icecream lovers".
Por cá, seguem-se novos pedidos de gelados a cada semana. E eu não digo que não. Vou logo escolher o próximo sabor a ser testado na minha cozinha, e alimentar a gula desses pedidos com um sorriso maroto e muito geladinho cremoso.
Gelado de Banoffee
(do livro "A Vida Secreta dos Gelados Caseiros" de Rita Nascimento)
200 ml de leite
200 ml de natas para bater
40 gr de leite em pó
100 gr de açúcar
2 bananas médias maduras
75gr de bolachas digestivas
30 gr de manteiga
200 gr de leite condensado cozido
Preparação
Para o crocante de bolacha, triturar bem as bolachas e juntar a manteiga derretida. Misturar até parecer areia molhada. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e pressionar de forma a ficar com 1 cm de altura. Vai ao forno pré-aquecido a 170ºC por 8 minutos ou até dourar mas sem queimar. Deixar arrefecer e partir em pedacinhos. Reservar.
Para o gelado, colocar num liquidificador o leite, as natas, o leite em pó e o açúcar e bater muito bem. Adicionar depois as bananas em pedacinhos e voltar a bater até ficar homogéneo. Colocar no frio.
Entretanto bater muito bem o leite condensado cozido com uma vara de arames para ficar mais fácil de usar em lista, e reservar.
Colocar a mistura do gelado de banana na cuba da máquina de fazer gelados e seguir as indicações do fabricante.
Quando o gelado estiver pronto, colocar um terço dessa mistura num recipiente. Espalhar um terço do crocante por cima e mexer para distribuir uniformemente. De seguida, espalhar um terço do leite condensado cozido em lista, e com a ponta de uma faca misturar para obter um efeito marmorizado. Repetir esta operação por mais duas vezes, e levar ao congelador.
Retirar do frio uns 10-15 minutos antes de servir.
Bom Apetite!
Que lindo gelado :)
ResponderEliminarE delicioso Gilberta :) um beijinho.
EliminarDeve ser delicioso! Estes dias fiz uma de banana e caramelo! Beijinhos
ResponderEliminarViva o verão e os gelados não é? adoro, um beijinho.
EliminarAi Inês que me tiras do sério!!!
ResponderEliminarNem eu que sou tão certinha com a alimentação consegui deixar de salivar com esse gelado. Esse leite condensado cozido tira-me do sério... só me imagino a tirar os pedacinhos....
beijinhos
Sara, era essa a intenção! mas com moderação ;) é mesmo, o doce de leite tem esse efeito em mim. Beijinhos.
EliminarE Verão é mesmo sinónimo de gelado :)
ResponderEliminarEste vou ter que o fazer! Parece uma verdadeira maravilha!
Estão tão bonitas as fotografias!
Que venham os próximos gelados! eheh Ainda vou aí provar o próximo!
Um beijinho grande querida
Este gelado é uma delícia Joaninha, e fica super fresco apesar das bolachas e do doce de leite. Vem vem!! Eu faço-te um.
EliminarJá vi a capa desse livro mas ainda não tive a chance de folhear. Para já não dá para adequirir mas deve ser um livro bem guloso.
ResponderEliminarEsse teu gelado ficou com um aspecto delicioso. Mais um para experimentar na minha máquina de gelados. :-)
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html
Clarinha, este livro vale bem a pena. O verão ficou mais docinho com ele :) estou a adorar experimentar os vários sabores e imaginar novos.
EliminarJá tive a oportunidade de folhear o livro e é uma autêntica perdição para os amantes de gelados caseiros, como eu! Confesso que tão bem tive muita vontade de o comprar só para experimentar o gelado de arroz doce que é uma das minhas sobremesas predilectas!
ResponderEliminarO teu geladinho está com um aspecto bem guloso e apetecia mesmo agora comer uma bolinha fresquinha!
As fotos são inspiradoras, querida Ginja!
um beijinho
É mesmo Paula, um livro de pura gulodice, mas é verão e merecemos umas coisinhas boas de vez em quando! Obrigada e um beijinho.
EliminarAi que delicia deve ser esse gelado, querida... E que lindo! Uma gulodice tão boa para estes dias quentes.
ResponderEliminarUm beijinho, Inês!
É tão bom Maria João, se pudesse comia um geladinho destes todos os dias hehe.
EliminarBeijoca.
Tenho tanta receite de banoffees para fazer e nunca fiz uma, agora em forma de gelado! Qual a máquina que usa para fazer o gelado? Ando a pensar no assunto já desde o ano passado :)
ResponderEliminarFilipa, uso uma Tristar que me foi oferecida por uma amiga. E adoro usar, no verão dou-lhe imenso uso e noto bem a diferença nos gelados.
EliminarInês querida,
ResponderEliminarque bom chegar aqui e encontrar uma sugestão docinha, adoro.
verão é mesmo tempo de gelados e eles sabem bem a qualquer altura o dia, até já comia um:)
Esse livro é mesmo uma tentação e depois tão simples de fazer, nada de complicações ou ingredientes dificieis de encontrar e eu adoro gelados caseiros com leite condensado, e se for cozido muito mais.
Tarte banoffee já sabe bem,então esta tua versão fresca é ainda melhor, combinação boa e gulosa Inês, quero um cone com duas bolas se faz favor.
Beijinhos grandes
Vens cá e comemos um destes juntas boa? :) o livro é mesmo delicioso!
EliminarUm beijinho minha linda.
Um gelado com esse calor sabe tão bem e este parece delicioso!
ResponderEliminarBjn
Márcia
É de comer e sorrir por mais Márcia! beijinho.
EliminarAi... os gelados são a minha perdição! Mas tenho feito muitas versões sugar-free :p
ResponderEliminarAqui a gula apoderou-se de mim! Ando a precisar de sugar na veia lol beijinho.
EliminarQuerida Inês, também tenho o livro e adoro cada receita. Esse foi um dos que mais gostei, adoro banoffee :) Fiquei a salivar com essas fotos deslumbrantes.
ResponderEliminarBjinho
Este gelado é cá dos nossos Patrícia :) um beijinho.
EliminarInês minha querida,
ResponderEliminaros gelados são bem vindos sempre e no verão melhor ainda!
Amei a tua receita, além de ótimos ingredientes é prática!
Tenha um excelente final de semana!
Bjs no seu ♥
Andréa, não há como recusar um geladinho assim, um beijinho.
EliminarOlá Inês! Acreditas que este foi o primeiro gelado que me saltou à vista quando folheei o livro pela primeira vez?! Eu sou fã da tarte banoffee e na forma de gelado deve ser qualquer coisa de maravilhoso. Aliás, as imagens que nos mostras falam por si, até dá vontade de lamber o ecrã.
ResponderEliminarDo melhor que o verão tem para nos oferecer, geladinhos dos bons para refrescar. :)
Um beijinho.
A mim saltaram-me muitos à vista, mas este e o de arroz doce foram logo dos primeiros. Há sabores e combinações que nos soam logo bem, beijinho.
EliminarUau! Se a tarte já é uma delicia, em gelado tem que ser maravilhoso! Um beijinho**
ResponderEliminarÉ mesmo, e até já estou a imaginar uma fatia da tarte com o gelado a acompanhar (não sou nada exagerada) :) um beijinho.
EliminarBanoffee is one of my fave desserts... your ice cream looks delicious!
ResponderEliminarhttp://beautyfollower.blogspot.gr/
Uma verdadeira maravilha
ResponderEliminarBj