Há bolos e bolos. Há bolos que se fazem com uma perna às costas, outros há que nos enchem as medidas só de olhar para eles de tão lindos e perfeitos. Há bolos simples e rústicos e há bolos super delicados. Há bolos que se fazem nos domingos preguiçosos para acompanhar um chá, há bolos que se fazem para partilhar com amigos. Há bolos que estão sempre presentes na nossa mesa, há bolos que são celebrações. Há bolos para todos os momentos. E eu acredito que uma mesa onde um bolo é partilhado, é sem dúvida uma mesa mais feliz.
De todos os bolos que fiz este Inverno, este foi o meu preferido. Aquele que nos fez sorrir a cada garfada e dentada. De tão bom! E por isso tinha de estar aqui presente, antes da chegada da Primavera.
Também foi um bolo que me deu prazer em fotografar, especialmente esta primeira foto dos ingredientes, que foi mais tarde editada sob o olhar atento da Maria Midões, num dos seus workshops. Só posso agradecer por a conhecer, por ter partilhado alguns momentos com ela, e por aprender com ela. Ela que não tem medo de ensinar, de dar, de partilhar. Que é cheia de energia. Obrigada Maria!
A receita do bolo vem de um livro que eu adoro, daqueles de "baking" através das estações do ano, com ingredientes sazonais e que apetece fazer de uma ponta à outra.
É a última receita do livro "Honey and Jam" e desta estação que está quase a terminar. Um bolo rústico, feito com pastinacas raladas no miolo e especiarias, para aquecer. E a cobertura de caramelo escuro com nozes é perfeita, lembra-me um bolo que a minha mãe fazia muitas vezes em ocasiões especiais. Foi feito ainda no ano passado, em Dezembro, a começar o Inverno.
Aqui fica a marcar ainda a estação, para ser partilhado com todos, nos vossos momentos felizes.
Bolo de Pastinaca e Especiarias com Caramelo e Nozes
(adaptada do livro Honey and Jam, de Hannah Queen)
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó Margão
1 colher (chá) de gengibre em pó Margão
1/4 colher (chá) de cravinho moído Margão
1/4 colher (chá) de noz moscada ralada Margão
1 pitada de sal
3 ovos
1 chávena de açúcar mascavado claro
120 ml de iogurte natural
1/2 chávena de óleo vegetal (ou azeite)
2 chávenas de pastinacas descascadas e raladas
Cobertura:
1 chávena de nozes (ligeiramente tostadas no forno)
1/2 chávena de açúcar mascavado escuro
4 colheres (sopa) de manteiga
1/4 chávena de natas
1 pitada de pasta de baunilha
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e reservar um tabuleiro com 23x33cm.
Numa taça misturar bem a farinha, com o fermento, bicarbonato, especiarias e sal.
Noutra taça bater muito bem os ovos com o açúcar, até ficar volumoso, adicionando depois o iogurte e óleo.
Juntar a mistura da farinha à taça dos líquidos e mexer até ficar bem misturado. Adicionar as pastinacas raladas e envolver na massa.
Colocar no tabuleiro preparado e levar ao forno a cozer (teste do palito).
Enquanto coze, preparar a cobertura. Picar grosseiramente as nozes tostadas.
Num tachinho colocar o açúcar escuro, a manteiga, natas e baunilha e levar ao lume até dissolver e engrossar ligeiramente. Fora do lume adicionar as nozes e mexer. Espalhar esta cobertura sobre o bolo ainda quente, deixando-o arrefecer no tabuleiro.
Bom Apetite!
Mmmm nuts are perfect in cakes!
ResponderEliminarhttp://beautyfollower.blogspot.gr/
I love walnuts in cakes, and this one with that sauce and the use of parsnips is very good. Thanks.
EliminarAdorava provar!
ResponderEliminarEu estou com vontade de o repetir!
EliminarQue maravilla¡¡¡¡ tiene que esatr delicioso¡¡¡ besos
ResponderEliminarGracias Marijose, precioso! besitos.
EliminarQue absoluta delicia e devo dizer que realmente a primeira foto está fantástica, gosto mesmo muito ;)
ResponderEliminarObrigada Su, um bolinho destes anima logo estes dias que ainda se sentem frios.
Eliminarcomo concordo contigo e que bonito o teu primeiro parágrafo. o trabalho da Maria Midões é notável, também gostava imenso de fazer um workshop com ela. as fotos estão lindas, lindas...imagino o sabor! o caramelo com nozes parece delicioso! beijinhos
ResponderEliminarÉ tão bom fazer um bolo e partilhar não é Inês? :) a Maria é inspiradora. E o caramelo com as nozes também hihi.
EliminarBeijinhos.
Gosto tanto de bolo de pastinaca, mas o teu está perfeito Inês :)
ResponderEliminarGosto ainda mais dos ingredientes sazonais, de seguir as estações e aproveitar ao máximo! :))
Beijinhos
É mesmo bom seguir o ritmo das estações, da horta e dos mercados. E eu adoro pastinacas também!! No forno, são tão boas, e em bolos também. Fiz um no ano passado com pastinaca pela primeira vez e adorei. Beijinho.
EliminarPastinaca é algo que ainda não provei (porque nunca encontro) mas este bolo deu-me vontade de experimentar ... achas que posso substituir a pastinaca por outra coisa sem alterar o sabor do mesmo?
ResponderEliminarBeijinhos ...
Gulosoqb.blogspot.pt
Carla, podes tentar ver se encontras em alguns hipermercados, por vezes aparecem, ou na Horta do Bairro, eles enviam por correio e tudo! Para substituir, deixa pensar, poderíamos usar batata-doce ralada e curgete ralada (espremer bem, para sair a água) mas deve ficar diferente na textura. A cenoura alterará o sabor, mas tb deve ficar delicioso! Beijinho.
EliminarQue bolinho bom!
ResponderEliminarSim, há bolos para todas as ocasiões e este é perfeito para uma ocasião informal pois é rústico e para ser consumido como dizes, entre amigos e descontraidamente.
Assim que entrei reconheci logo essa primeira foto, pois bem me lembro dela lá no ws da querida Maria que é mesmo como descreves. Uma pessoa linda e generosa como já não existem muitas.
Também adoro esse livro lindo e só me apetece fazer tudo dele, mas ainda não fiz nada, eheheh!!
Um beijinho,
Lia
Sim, este bolinho é mesmo bom para aqueles domingos de folga, em que apetece comer bolinho ao lanche!
EliminarEu adoro este livro! É tão a minha cara. E para a semana há mais dele, que fiz outra receita adaptada de lá. beijinho.
O bolinho parece ser mesmo muito bom! Gosto dos ingredientes, gosto de bolos rústicos e de os partilhar com a família e os amigos, que tal como descreves são momentos sempre felizes!
ResponderEliminarBjs
Vanda
São mesmo Vanda! Momentos assim, mesmo que não sejam datas importantes, são sempre felizes e de valorizar em boa companhia.
EliminarUm beijinho.
Inês, Que bolo maravilhoso cheio de sabor, bem daqueles que gosto. As fotos essas estão fantásticas como sempre. Concordo em tudo o que dizes, a Maria é um talento!!
ResponderEliminarQuanto ao resto só te posso dizer que já sei o que vou fazer ao saco com imensas pastinacas que tenho no frigorífico. Mal vi esta receita é daquelas que parece me leva logo a querer ir para a cozinha e fazer.
Beijinho
Ana
Boa Ana! Se eu tivesse tempo ia assaltar esse teu frigorífico hehe e repetia este bolinho! Ainda por cima estamos pertinho. Um beijinho.
EliminarNão conhecia as patinascas. Mas que ajudaram a resultar num bolo bem tentador e apetitoso, isso ajudarám. Aspecto fantástico.
ResponderEliminarBeijinhos!!
Bimby &a Sabores da Vida
Tânia tens de provar! Em pratos salgados, no forno, e depois em bolinhos. Um beijinho.
EliminarAh, fiquei a babar, Inês! Este é mesmo "my kind of cake", simples mas delicioso, cheio de sabor. Fica-se com vontade de ir preparar o chá e servirmo-nos de um desses quadradinhos!! :P
ResponderEliminarNem vou falar das fotografias, já sabes o que penso das tuas fotos, são sempre maravilhosas!
Um bjo grande, querida!
Joãozinha, também adoro este tipo de bolo, simples, rústico e delicioso, e só te digo que a minha avó adorou este bolo e está sempre a perguntar quando o volto a repetir, que este é mesmo mesmo bom! hehe. É tão bom de ouvir.
EliminarUm grande beijo querida.
que bom aspeto! :p
ResponderEliminarbjs
Carla
http://cromasdacozinha.blogspot.pt/
Obrigada Carla, um beijinho.
EliminarIdeia perfeita num bolo com um aspecto arrebatador!
ResponderEliminarNunca testei a pastinaga em doce, mas de certeza que deve ficar maravilhosa!
Experimentarei brevemente!
Beijinho
Vânia, eu experimentei pela primeira vez no ano passado em bolo e adorei. É raro conseguir arranjar estas meninas, mas sempre que arranjar quero fazer novos bolinhos!
EliminarUm beijinho.
Ficou lindo e de certeza muito saboroso! Adoro pastinagas mas nunca as usei num doce, tenho que experimentar.
ResponderEliminarAdoramos todos cá em casa! É um bolo perfeito, simples, sem grandes exageros e fica tão bom com aquele molho. Tens de experimentar!
EliminarAdorei este bolinho sweetie, o food styling está top e o aspeto de devorar a tela :P
ResponderEliminarLindo ♥
Bjinho
Obrigada minha sweetie :) beijinho grande.
EliminarEstá tcharam... Surpreendes sempre!!!
ResponderEliminarAdoro as fotos!
Beijinho
Obrigada Manuela, um grande beijinho.
EliminarOlá Inês!
ResponderEliminarBolos é comigo...ehehe! Adoro todos e se forem partilhados entre família e amigos tanto melhor. Este que nos trazes é mesmo perfeito e enche-me as medidas. Adoro a textura que a pastinaca dá aos bolos, deixando-os tão macios e delicados. E aquela cobertura de noz e caramelo está qualquer coisa. Mesmo perfeito, assim como estão perfeitas as imagens lindas.
Sem dúvida que a Maria é um talento de pessoa e aprender com ela é sempre um grande prazer. :)
Um grande beijinho.
É contigo e comigo! Fazer e comer :) adoro bolos com pastinaca, mas aqui a estrela é mesmo a cobertura. Mesmo sem pastinacas acho que fica mesmo bem num bolinho simples de cenoura. Grande beijinho.
EliminarWinner winner chicken dinner este bolo está de se lhe tirar o chapéu, a cor desse caramelo huuum...
ResponderEliminarObrigada! É um bolo rústico mas super delicioso.
Eliminarcomo é que só agora vi este post???? maravilha, delicioso de certeza, nunca utilizei pastinaca, mas fiquei com curiosidade!
ResponderEliminarbjs
Aninhas, tens de experimentar num dos teus bolinhos!
EliminarOlá minha querida!
ResponderEliminarEsse bolo tem gostinho de inverno, tudo que contém canela e gengibre
fica com um aroma e um sabor especial!
Um bolinho é bem vindo sempre principalmente nos fds, família reunida
e um cafezinho para acompanhar, hummmmmmmm...!
Receita nota 10, fotos lindas!
Bom fim de semana junto a sua família!
Bjão no seu ♥
Olá Andrea,
Eliminaré mesmo para dias mais frios, com as especiarias e servido morno, é perfeito. Obrigada e um beijinho.
Que bolo tão bonito e diferente. Não conheço pastinaca, parece-se com cenoura mas de cor clara, não é? O sabor nem faço ideia pois nunca vi cá à venda. Com as especiarias deve ficar um bolo delicioso!
ResponderEliminarBjn
Márcia
Márcia, sim parece uma cenoura, tem um sabor adocicado, adoro assadas no forno. Este bolo é realmente fabuloso, e a cobertura é a melhor parte :) um beijinho.
EliminarHummm nunca comi pastinaca... Adorei o aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt
Tens de provar Clarinha, um beijinho.
EliminarEsse bolo está tão lindo! Não é surpreendente que tenho obtido um lugar entre os preferidos :D
ResponderEliminarAdoramos bolos assim, simples mas que nos surpreendem!
EliminarUm beijinho.
Adoro todas as fotos, não só a primeira :)
ResponderEliminarO bolo é lindo e imagino o sabor maravilhoso!
Uma mesa é certamente mais feliz com um bolo em cima e sem dúvida este deixou muitos sorrisos nos lábios!
Perfeito :)
Um grande beijinho querida
Eu se pudesse era bolinhos e mesas assim partilhadas todos os dias! Um grande beijinho minha linda.
EliminarSuas fotos, sempre tão lindas e inspiradoras! Por aqui não temos pastinacas, acho que por causa do clima, talvez.
ResponderEliminarE um bolinho na mesa é sempre bem vindo em qualquer ocasião :)
beijos e boa semana
Não tens pastinacas mas tens outras coisas maravilhosas!
EliminarBolinho é sempre bom é :) beijinho.
É difícil não gostar destes bolinhos absolutamente tentadores para quem é fã de especiarias, caramelo... Ai Jeju!!!
ResponderEliminarJá me imagino numa mesa cheia de amigos e cada um com uma fatia no prato! Olha que bela fotografia de mãos 😍😍
És uma artista ❤️
Difícil também é não sair uma fotografia MARAVILHOSA das mãos da Maria. Adorei esse Workshop, e a Maria é fantástica ❤️
Beijinho minha linda
C
É um bolo simples, não precisa de artes, só dele. Gosto destes bolos, honestos e rústicos, simples e ao mesmo tempo deliciosos.
EliminarUm beijinho linda.
Deve ser delicioso. Adoro pastinaca, mas, agora que não tenho horta, não as consigo arranjar por cá. Fica guardado para quando as houver. De preferência na minha horta, que tenciono recuperar ;)
ResponderEliminarUm beijo,
Ilídia
Ilídia, tens de voltar à tua horta, esse espaço de felicidade! Um beijinho grande.
EliminarParabéns por este blog.
ResponderEliminarAproveito para referir que eu e a minha esposa temos um projeto que se dá pelo nome: Cherosabor, em que todos os nossos produtos são baseados nesta raíz a Cherovia ou Pastinaca. Estamos todos os primeiros Domingos de cada mês no mercado do CCB, junto ao museu Berardo.
Neste mercado, no mês de Setembro, será o mês alusivo a este legume, com produtos à base do mesmo é como não poderia deixar de ser, fresca.
Cumprimentos