Ando sem tempo, podia ser sempre a minha desculpa. De facto o tempo atropela-me os dias e as horas, e todos os planos pelo meio. Não sei como do natal, cheguei até aqui e já é primavera. Às vezes tenho medo de não ter tempo para viver. Para viver tudo o que ainda quero viver. Para experimentar coisas novas. Queria que este ano fosse um pouco mais como foi o ano passado, em que aproveitei tudo, em que senti muito mais. Não foi preciso ir para fora do país, para viajar em sítios lindos. Não foi preciso fazer fretes só porque é politicamente correcto. Vivi o que quis viver, com quem o quis partilhar. Apenas deixei entrar quem amo, quem me merece. Aproveitei todos os pequenos momentos e celebrei-os em jeito de festa, sempre que pude.
Este ano parece que me atropela, ao contrário do anterior. Embora me sinta estagnada em muitos aspectos, há outros que não me deixam parar um segundo. E com o trabalho que é cada vez mais, com as cirurgias e mais um curso pelo meio, vou ficando sem tempo para outras coisas que me sabem tão bem e que me fazem falta. Talvez seja desorganização, talvez seja cansaço e preciso de acalmar. Talvez esteja a exigir demais de mim. Talvez seja só uma fase. Talvez seja só o tempo a dizer-me que não é o caminho certo. Ou que com esta idade ainda não sei bem o que quero fazer quando for grande. Que há tantas possibilidades. Que quero fazer mais coisas na vida. Pelo meio dos pensamentos confusos, consigo ainda criar rotinas e novas resoluções, pequeninas mas que consegui implementar e manter por estes últimos meses. E isso deixa-me contente.
Mesmo que não venha aqui tantas vezes. Acabo sempre por vir, mesmo que demore. É um porto seguro, um sítio onde me sinto sempre bem, onde posso escrever ou simplesmente partilhar o que gosto de cozinhar e fotografar. Eu gosto de zonas de conforto, é bem verdade, mas quando saio delas adoro ainda mais.
Depois destas palavras esperariam algo surpreendente, algo que eu nunca antes tivesse experimentado cozinhar. E acreditem, eu quero fazer isso, mas o tempo não tem permitido. Ou quando tento, falho, corre mal. Não desanimo. Sei que tudo é uma aprendizagem, mesmo estes dias ou meses de interrogação.
E volto sempre ao conforto dos bolinhos. Saudáveis estes, super fáceis e rápidos de fazer, perfeitos para os lanches da semana e para os meus amigos com intolerância à lactose e ao glúten. A receita original do livro "My Family Table" é um 'banana bread' mas eu resolvi fazer em versão muffins, para poupar tempo.
Bolinhos de Banana e Manteiga de Amêndoa
(adaptados do livro "My Family Table")
2 bananas grandes maduras descascadas
75 gr de açúcar de coco
4 ovos
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de vinagre de sidra
1/2 chávena de manteiga de amêndoa My Protein
1/4 chávena de óleo de coco My Protein, derretido
1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno My Protein
1/2 chávena de farinha de arroz
1/2 chávena de farinha de amêndoa
banana em fatias para enfeitar
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar forminhas de papel numa forma de muffins.
Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos, e triturar até formar uma massa homogénea.
Colocar a massa nas forminhas até 3/4 de capacidade. E finalizar com uma rodela de banana no topo de cada bolinho.
Levar ao forno até cozer (teste do palito). Servir mornos ou frios. E guardar num caixa hermética por uns 4 dias.
Bom Apetite!
Vou levar para o lanche! beijinhos
ResponderEliminarSão tão bons para os lanches da semana!
EliminarSão fantásticos e bem lindos.
ResponderEliminarBjinhos
Bimby & Sabores da Vida
Obrigada Tânia, um beijinho.
EliminarSabes que te digo? Sê feliz!! Ainda que não tenhas tempo para fazer tudo o que queres, aproveita cada momento e s~e feliz.
ResponderEliminarUma coisa deixou-me feliz neste texto e sabes bem o quanto "lutei" contigo para que sempre o fizesses. O não fazeres fretes e seres politicamente correcta, especialmente com pessoas que não o merecem nem nunca o mereceram!
Fabulosa sugestão e adaptação de um livro que adoro mas ainda não utilizei, como tantos outros, lol!!
Um beijinho,
Lia
Acho que às vezes não tenho tempo sequer para aproveitar aqueles momentos pequeninos de felicidade, ou passam despercebidos no meio de tanta confusão.
EliminarSabes que eu adoro este livro, gosto muito da cozinha dela, vi que ela lançou um novo e já estou em pulgas lol
Beijinho.
Inês minha querida,
ResponderEliminarO tempo anda escarço para todo mundo, só vejo as pessoas reclamando.
A gente trabalha muito, os dias voam e quando nós damos conta, perdemos
muitas coisas boas, por falta de tempo.
O importante é aproveitar cada minuto da vida e ser feliz pois a vida é curta e frágil!
Que lindos os seus bolinhos e o melhor saudáveis!
Beijinhos ♥
Andréa, acho que precisava agora assim de um mês de férias, para me reorganizar e descansar e relaxar. Sinto isso sim, passa a voar, temos mesmo de aproveitar o melhor que conseguimos. Um beijinho.
EliminarOlá Inês: este banana bread em versão mini e individual ficou um mimo! O pior é que deve ser difícil comer um só.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Márcia, optei pelos muffins para demorarem menos tempo no forno, foi mesmo à última da hora a decisão! Ainda bem que tinha as forminhas de papel em casa e que correram bem.
EliminarUm beijinho.
Ai nem me lembres o quanto o tempo anda a correr à minha frente! Eu achava que era uma coisa de gente mais antiga, como eu, mas já vi que também afeta miúdas giras, ehehehe. Mas, por mais que o tempo te pareça atropelar, faz um favor a todos os que gostam de ler e ver o teu trabalho e volta sempre, ainda que com menos regularidade. E trás estas maravilhas, como só tu fazes...
ResponderEliminarBeijo grande!
Ahahahaha, não me faças rir Joãozinha linda :) sim, eu volto, mesmo que seja assim com coisas simples e banais, mas que me fazem feliz em cada dentada. Um grande beijinho.
EliminarRealmente o tempo não para mesmo. Não consigo resistir a algo assim, estão mesmo com bom aspecto :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
A seguir a chocolate, são os bolinhos que não resisto hehe.
EliminarUm beijinho.
Nem sabes como te entendo... estou a passar por uma fase semelhante agora. às vezes pergunto-me como tenho tempo para dormir....mas sabes que te digo? são fases e quero aproveitá-las ao máximo. a vida é inconstante e esta incontestabilidade também é boa, faz-nos sentir e experenciar coisas novas, mesmo que não sejam aquelas que mais gostamos.Ainda assim é sempre bom ter um bolinho de conforto :)
ResponderEliminarUm grande abraço, força
É mesmo Sara, pensando assim acaba por ser uma fase até bastante positiva e que me leva a aprender muitas coisas sobre mim e sobre tolerância e sobre como me manter zen no meio de tudo. Bolinho de conforto é sempre bom!
EliminarObrigada e um beijinho.
é engraçado como a vida pode ser tão cheia e simultaneamente tão pouco preenchida... eu acho que devemos procurar o equilíbrio sempre que possível: aprender a dizer não mesmo que nos custe (e aos outros) e sim sempre que sentirmos ser esse o melhor caminho (mesmo que à partida não o pareça ser, a verdade é que muitas vezes negamo-nos o luxo de fazer o que nos faz feliz). e parar quando é preciso parar, reavaliar e seguir em frente não carregando fardos desnecessários.
ResponderEliminarbeijinho e obrigada pela receita (já a guardei!)
Pode ser engraçado ou não :) quando nos apercebemos disso, pensamos "que raio ando a fazer com o meu tempo? onde é que ele foi?" acho que preciso de parar e sentir mais. E ser mais feliz tentando descobrir o caminho para isso! Uma grande beijoca.
EliminarQue bonitos! Quanto ao tempo... é como se costuma dizer, é o que fazemos dele! ;-)
ResponderEliminarObrigada Ana, precisava de dias maiores, ou de mais destes bolinhos! beijinhos.
EliminarQue delicia de bolinhos.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/04/acorda-de-alheira.html
Obrigada Clarinha, beijinhos.
EliminarAssim em muffins resultam muito melhor. mais bonitos, mais fofinhos e mais fácil de lidar com a culpa de comê-los!!
ResponderEliminarAlho Francês - Blog Verde
Gostei muito de fazer este banana bread em versão bolinhos, e olha que ninguém sentiu culpa a comer :) beijinhos.
EliminarQuerida Inês, que texto bonito e que bom que escreves e partilhas o teu tempo com quem lê. Dar o nosso tempo aos outros é o maior presente que se pode dar, obrigada por isso.
ResponderEliminarHá mesmo alturas que que parece que tudo anda à roda de tão rápido que acontece, o tempo é uma substância muito incerta. Mas aproveitar o momento faz o tempo maior e mais longo, acho eu. O depois, os planos acontecerão no seu momento, no seu agora :)
e que bonitos bolinhos, ficaram mesmo catitas decorados com a rodela de banana.
um beijinho
Inês linda, obrigada pelas tuas palavras. De certa maneira consegues sempre dizer-me algo bom, algo que me faz sentido e acho que o caminho é mesmo esse, aproveitar o momento.
EliminarObrigada!! Beijinhos.
São os momentos mais atarefados que nos fazem dar valor aos restantes... Pode ser que o próximo ano seja como o anterior :) De qualquer modo, uns bolinhos simples de banana salvam sempre o dia :D
ResponderEliminarQue haja sempre bolinhos! :) ao menos isso já anima não é?
EliminarBeijinho.
Mais um texto tão teu e se calhar tão de muitos de nós também ;)
ResponderEliminarGostei e não gostei! Sabes que tenho sido uma vítima da tua falta de tempo, não sabes? :D E também deste tempo maluco que nos tenta afastar!!! Mas não vai conseguir. Cá te espero para tequillhar muito!
Mereces viver tudo o que te faz feliz em pleno, não te esqueças disso!
Os muffins, esses são lindos lindos... acho que o Pedro é menino para adorar isso. Vou guardar!
Bjsss grandes
Pois é Susana, isto do tempo, a falta dele e esta chuva já não está com nada, e a ver se em breve vamos "tequillar" hehe. Obrigada minha linda, um grande beijinho.
EliminarQue tentação! Bj
ResponderEliminarObrigada e beijinho.
EliminarOlá Sweetie,
ResponderEliminarTambém me sinto assim muitas vezes, sem tempo para tudo aquilo que gostaria de fazer. Mas nunca deixes esta tua doce paixão e segue sempre o teu coração!
Estes queques ficaram o máximo, muito atraentes e a rodela de banana dá-lhes um toque lindíssimo. Os sabores agradam-me e muito. Amei as fotos, como sempre ♥
Bjinhoos
Olá minha sweetie, pois, o tempo. Tanto falei dele, que entretanto me vi obrigada a pausar por outros motivos, mas tudo passa. Estes queques são tão bons, super simples e pouco doces mas perfeitos para os lanches.
EliminarUm beijinho.
Minha querida,
ResponderEliminarcomo te entendo! Às vezes dava jeito um botão PAUSE para poder parar um bocadinho a correria que o tempo é!
Adorei os teus queques! Fiz um pão de banana e manteiga de amêndoa a semana passada que já repeti esta semana porque o adorei! Tenho a certeza de que estes bolinhos são igualmente uma perdição! Estão lindos e dão tanto jeito para os lanches!
Fotos lindas, como sempre!
Um grande beijinho
Joaninha linda,
Eliminaraqui por estes dias tive mesmo de pausar, por motivo de doença, e sabes, afinal prefiro estar sem tempo e bem lol.
Esse teu pão de banana e manteiga de amêndoa deve ser bem bom, com sabores semelhantes, ia adorar.
Um beijinho e bons lanches!
Não é bom saber que nem tudo vai bem, deste lado, espera-se, e eu espero, que desse vá sempre tudo bem, muito bem! Mas percebo que nem sempre..! Apesar disso, da falta de tempo e de todo e qualquer constrangimento, continuas a partilhar esta paixão culinária e deixa-me te dizer que os meus amigos quando viram estes bolinhos, foi logo: 'porque não fazes antes isto, que tem um aspecto divinal, em vez dos morangos grelhados' :')
ResponderEliminarE concordo com eles, tão divinais, como sempre!!
Beijinhos
Obrigada Nuno, pelas tuas palavras! Adorei essa dos teus amigos :) fez-me sorrir.
EliminarUm beijinho.
É normal. O tempo é tão, tão relativo. E as vezes o mesmo tempo dá para tanto e outras para tão pouco. Não importa. Às vezes há que dar tempo ao tempo e deixá-lo passar mesmo assim, no seu tempo.
ResponderEliminarE volta, volta sempre aqui, no teu tempo ;)
Beijinho grande querida Inês. *
É mesmo Ana, dar tempo ao tempo. E não apressar nada, tudo tem o seu tempo e no final de contas, mesmo que demore ou pareça perdida, hei-de chegar lá, seja essa lá o que seja.
EliminarUm grande beijinho minha linda.
Nesta vida cheguei à conclusão que só temos tempo para fazer o que têm de ser, seja bom ou mau tudo têm um propósito. Valem-nos estes bolinhos deliciosos que se comem até com os olhos ;)
ResponderEliminarObrigada Marli, sim é dar tempo ao tempo, e parár de vez em quando. Sim, valham os bolinhos!!
EliminarEsse sentimento de falta de tempo é bastante familiar Inês! Tantas e tantas vezes me questiono se vale a pena correr contra o tempo e querer fazer mil e uma coisas. às vezes sabe bem parar, fazer uma pausa e fugir à rotina, Mas nunca deixes de fazer o que manda o teu coração e o teu instinto, pois eles te levarão pelo caminho que te fará feliz.
ResponderEliminarAdorei os teus bolinhos com essa manteiga deliciosa que dá vontade de comer à colherada. :)
Um beijinho.
Eu sei, toda a gente me diz isso. Mas este ano tem sido uam coisa mesmo exagerada, e sinto ainda mais essa falta de tempo. Mas sim, vou com calma e sem pressa, sem mil e um planos. Esta manteiga é mesmo boa não é?
EliminarUm beijinho e obrigada.
Esse sentimento de falta de tempo também me é familiar. Parece que o tempo passou por nós e nem demos conta... temos de aproveitar a vida, andar com mais calma e não querer fazer tudo e mais alguma coisa, as vezes é dificil eu sei. Que aspeto maravilhoso tem estes bolinhos, deve ser optimo para levar para o trabalho ou para os miudos para a escola, será que posso omitir o açúcar, para quem não goste dos bolos muito doces?
ResponderEliminarbeijinhos
Olá Ana, é mesmo. Apesar de tudo tenho conseguido respirar, e não pensar no que fica por fazer ou gostava de fazer.
EliminarSão perfeitos para lanches no trabalho! Eles já são pouco doces, eu recomendava no máximo reduzir para metade o açúcar de coco (este açúcar também já é menos "mau").
Beijinhos.