Estava a pensar em receitas de Outono, agora que reinam os marmelos e as romãs na horta. Nos crumbles e assados reconfortantes, nas tartes de maçã e no forno aceso. Mas deixa-te estar sossegado outono. Espera mais um pouco, e dá-nos mais dias de sol. Prefiro fazer uma transição de mansinho. Aproveitar os dias de sol que estavam a reinar neste Outubro, e pensar depois nas noites mais frias. Às vezes é difícil para mim a transição, a mudança.
Mas já aparecem os sinais do outono lá fora. Na luz, nas árvores, nas folhas. A nostalgia do outono carrega levemente o ar, assim que começam a cair as primeiras gotas de chuva, a par das folhas castanhas e douradas.
Acendi o forno para preparar um gelado. Isto de falar em transição é mesmo assim. Ainda quero gelados, mas já quero forno aceso. Acho que não devo ser só eu.
Juntei as vontades com o livro de culinária mais recente cá em casa, o "Alternative Baker" da Alanna. O que eu adoro esta mulher, o blogue, as receitas, a maneira como ela as capta pela lente, tudo me anima a cozinhar com ela.
O livro explora sobremesas sem glúten, e dá vontade de fazer cada uma delas na nossa cozinha. E eu assim que o recebi marquei imensas receitas e pus logo mãos à obra com este gelado.
Pensei nos muitos mirtilos que congelei nos meses de Julho e Agosto e coloquei-os no forno, enquanto preparava um género de crisp para dar crocante ao gelado. Depois do forno, a máquina de gelados. Preparei a base super simples e suave de gelado de iogurte grego com toque de baunilha.
Confirmo. Gosto mesmo de gelados. E este então é maravilhoso.
Junta três coisas que adoro, o facto de ser um gelado, os mirtilos, e aquele crocante que lhe dá outra textura pelo meio. Era capaz de comer isto quase todos os dias.
Enquanto chove, começo já a pensar na próxima receita que vou preparar deste livro lindo, começo a pensar em maçãs e forno aceso. Que venha a inspiração da estação.
Gelado de Iogurte com Mirtilos Assados e Crocante
(adaptado do livro "Alternative Baker" de Alanna Taylor-Tobin)
Mirtilos Assados:
250 gr de mirtilos frescos ou congelados
1/4 chávena de açúcar
raspa de 1 limão pequeno
1 colher (sopa) de sumo de limão
Crocante:
1/4 chávena de farinha de arroz
2 colheres (sopa) de farinha de aveia
1/2 chávena de flocos de aveia (sem glúten)
1/4 chávena de açúcar mascavado
1/4 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga fria
Base do Gelado de Iogurte:
1 chávena de natas
1/2 chávena de açúcar
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
2 chávenas de iogurte grego natural
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar os mirtilos com o açúcar e raspa de limão e colocar num tabuleiro. Levar ao forno, mexendo ocasionalmente e esmagando com um garfo, até a mistura borbulhar fortemente e ficar mais reduzida (uns 30-40 minutos). Retirar do forno, misturar o sumo de limão e colocar numa taça. Deixar arrefecer totalmente (pode ser no frio, por 1 hora ou até 2 dias).
Para o crocante, colocar os ingredientes todos numa taça, cortar a manteiga em pedacinhos e esfregar com as pontas dos dedos até a mistura começar a unir (vai parecer um género de cobertura de crumble). Espalhar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC por uns 15-20 minutos, até dourar. Ir mexendo durante o processo, para não queimar, e partir os pedaços maiores.
Retirar do forno e deixar arrefecer totalmente. Reservar 1 chávena do crocante para o gelado e o restante para depois servir (mantendo fechado num recipiente hermético).
Para o gelado, numa taça colocar os ingredientes todos e misturar com a batedeira eléctrica até ficar homogéneo e cremoso, e o açúcar dissolver. Refrigerar a mistura, e depois colocar na máquina de fazer gelados, seguindo as instruções do fabricante.
Depois de preparada a base de gelado de iogurte, proceder à montagem. Num recipiente colocar um terço da mistura do gelado, espalhar por cima um terço dos mirtilos e um terço do crocante. Repetir mais duas vezes e com a ponta de uma faca, fazer um swirl na camada do topo, dando um efeito bonito. Tapar e levar ao congelador.
Na altura de servir, deixar uns 10 minutos à temperatura ambiente, retirar bolas de gelado e salpicar com o crocante restante.
Bom Apetite!
Hello ! This is not spam! But just an invitation to join us on "Directory Blogspot" to make your blog in 200 Countries
ResponderEliminarRegister in comments: blog name; blog address; and country
All entries will receive awards for your blog
cordially
Chris
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
portugais
Olá! Isto não é spam! Mas só um convite para se juntar a nós em "Directório Blogspot" para fazer o seu blog em 200 países
Registre-se em comentários: nome do blog; endereço do blog; e do país
Todas as entradas receberão prêmios para o seu blog
cordialmente
Chris
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
Adoro gelados de iogurte, esta é sem dúvida uma receita a replicar!!!
ResponderEliminarhttps://bloglairdutemps.blogspot.pt
Ruth, eu adoro também, é menos enjoativo que um gelado normal, quero ver se faço com outras frutas e outros toppings.
EliminarUm beijinho.
Este foi o ano que fiz mais gelados, este além de lindo tem tudo para me agradar.
ResponderEliminarJá me servia duma dose bem generosa.
Apesar de ser já Outono, eu continuo com os gelados, adoro todo o ano. Obrigada São!
EliminarPor aqui é Primavera amiga, vamos começar o horário de verão,
ResponderEliminardias longos e noites curtas, apesar do calor que já começa a reinar.
O teu gelado está maravilhoso, uma receita que dá pra comer sem culpas!
Beijinhos no seu ♥
Pois é, por aqui Outono e aí Primavera. Temos chuva e dias cinzentos e agora tenho a certeza que já é Outono. Ainda na semana passada andava em manga curta e agora já quero aconchego e quentinho. Mas continuo a comer gelados!
EliminarUm beijinho e obrigada.
Ai, esse gelado ficou com uma cor e textura deliciosa.
ResponderEliminarAdorava comer uma bolinha.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/segundas-sem-carne-e-um-alho-frances.html
É de facto delicioso, e melhor nos primeiros dias em que é feito, fica mais cremoso.
EliminarUm beijinho.
eu acho fantástico estes dois toques: os mirtilos assados e o crocante por cima! é como falávamos, já não são as receitas em si que nos satisfazem, mas as maneiras como as aperfeiçoamos e tornamos mais complexas, verdadeiros desafios. é engraçado como isto foi acontecendo sem darmos conta e agora ocupam grande parte do que somos. beijinho
ResponderEliminarEmbora a receita não seja minha, adorei o facto de ser com a fruta assada e o crumble crocante (que fui comendo enquanto preparava o resto lol). Gostava de ter tempo para ser ainda mais destemida e experimentar receitas mais complexas, mas pelo menos vou fazendo o que gosto! Isso sempre!
EliminarBeijocas.
Que delicioso gelado,....adora provar um bocadinho!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Que lindo, Inês!! Adoro a cor e este crocante deve ficar delicioso no gelado.
ResponderEliminarBjn
Márcia
É delicioso Márcia!
EliminarUm beijinho.
Como eu te percebo... eu fico sempre com esta sensação de negação do fim do verão verão e a transição para o outono é tão dolorosa... Eu até gosto do outono, o problema é que marca o fim do meu querido verão e anuncia o looooongo e temível inverno, ehehehe
ResponderEliminarEste gelado é um excelente compromisso entre o "vamos lá abraçar o conforto do outono" e o "não quero que o verão acabe"! Adorei! Beijinhos
Lindona, eu também gosto do Outono, mas demoro a habituar-me de novo às calças, meias e deixar as roupas leves e o sol e a praia e os dias grandes. Mexe comigo, mas é normal, e aceito. Hehe, o temível inverno, concordo.
EliminarÉ mesmo isso este gelado!! Um grande beijinho.
Gelados com forno, adorei :D
ResponderEliminarSe o meu namorado lesse a tua receita dizia logo " vês, ainda me podes fazer gelados!" - ele come gelados o ano inteiro se o deixarem :P
Obrigado pela ideia!
um abraço enorme
Sara, já me fizeste sorrir, e por mim sim, gelados todo o ano! Com outras coisas boas à mistura, que agora é tempo de tanta coisa que também adoro como as castanhas, as abóboras, etc. Faz-lhe um geladinho!
EliminarUm beijinho minha querida.
Falando em transição, por aqui já é primavera, mas tenho aproveitado bem as noites - que ainda estão frias. Adoro sorvetes o ano inteiro, e tenho predileção por eles na época de frio! Gostei muito da sugestão com os mirtilos assados, parece delicioso :)
ResponderEliminarbeijos
É de facto delicioso, e eu que adoro mirtilos não podia deixar escapar esta receita na transição para a época fria.
EliminarUm beijinho.
Já é Outono de verdade em Londres e estão 14ºC e cinzento mas este post acabou de me dar uma vontade imensa de comer gelado :D Que ótima sugestão, adorei! Beijinho
ResponderEliminarO Outono já chegou cá também, chove e está cinzento, mas ainda na sexta tivemos um dia lindo de sol!
EliminarPara gelado há sempre vontade :) um beijinho.
Sim, eu sei que não é fácil a transição do verão para o outono. E eu que o diga, que passo um verão inteirinho a trabalhar e deixo as férias mesmo para o final, quando o outono começa a dar sinais. Mas confesso que são estes dias quentes do início da estação que me seduzem. Gosto da calma que eles transmitem.
ResponderEliminarGelado, podia comê-lo todos os dias e seria muito feliz. Aqui em casa há sempre gelados, seja verão ou inverno. Mas confesso que já aceitei o outono e mais agora que já chegaram as primeiras chuvas. E já só consigo pensar em forno ligado e receitas de conforto com sabor a outono.
Um beijinho grande.
É normal a nostalgia, gosto muito do verão, da abundância de legumes e frutas, dos dias longos e cheios de sol, é outro ânimo. Mas também gosto do Outono, e assim de mansinho liguei o forno e preparei um gelado! O cheirinho dos mirtilos e do crumble valeu, e o gelado é delicioso.
EliminarObrigada mister gula, um beijinho.
Minha querida Inês,
ResponderEliminargelados são sempre bons, independentemente do frio ou da chuva!
E um geladinho desses é sempre bem-vindo :)
Está perfeito, os mirtilos e esse crocante, adoro!
Fiquei de olho posto no livro e na próxima compra já o trago! Ando de costas viradas para o glúten, qualquer espécie de intolerância! Livros bons são sempre bem-vindos!
Para quando o nosso dia gastronómico?
Um beijinho
Um geladinho é sempre bom não é Joana? :)
EliminarAcho que vais gostar do livro, sim. Eu mesmo não sendo intolerante, reconheço os benefícios de comer menos glúten. E o livro ajuda a ver receitas e farinhas mais e menos comuns que se podem usar e como as combinar.
Temos de combinar isso! Aliás, são dois encontros gastronómicos, um aqui e um aí hihi.
Um beijinho.
Gelado é algo que para mim não tem estação, pois é algo que se come o ano todo e com prazer e com esta combinação de ingredientes, comia uma boa taça e já!!
ResponderEliminarBeijinho,
Lia
Concordo, eu como gelados o ano inteiro e adoro!
EliminarCom o frio ainda sabem melhor aqueles sabores como o chocolate, o caramelo, a avelã ou amêndoa, e vou calar-me que estou a ficar com uma gula!
Um beijinho.
Inês, sem dúvida que tem um aspecto de querer comer mais e mais. Interessante os mirtilos assados e a conjugação de sabores.
ResponderEliminarBeijinho
Bimby & Sabores da Vida
Eu adoro fruta assada e servida com iogurte grego, por isso a ideia deste gelado fascinou-me logo, com mirtilos que adoro. É de fazer e comer!
EliminarUm beijinho.
Que produção! Inês, suas fotos são lindas, parabéns!
ResponderEliminarSempre que vejo seu blog já fico com vontade de experimentar e reproduzir essas maravilhas.
Grande beijo!
Que bom Jéssica, obrigada pelas palavras tão boas de ler!
EliminarUm beijinho.
Acender o forno para fazer um gelado é uma ação de um equilíbrio fantástico :D Esse gelado ficou lindo, com os elementos que tem uma pessoa mais sensacionalista chamar-lhe-ia 'blueberry muffin ice cream' :P
ResponderEliminarHehe, só eu para acender o forno e preparar um gelado!
EliminarNão me dês ideias, que com esse muffin icecream já fico a pensar :)
O Outono já se faz sentir mesmo no Sul e custa sim a adaptação, gosto tanto da primavera/verão...
ResponderEliminarFalando de coisas doces, já tenho o Alternative Baker e adoro, faz lembrar o Sweeter da Yossi. Este gelado é divino, ai que vontade de mergulhar dentro desse prato...! Deixaste-me a salivar e a suspirar por uma bola dessas ♥
Bjinhoos
E agora já estamos no Inverno, como passa rápido o tempo.
EliminarMas um geladinho é sempre intemporal sweetie.
Beijinho grande.
Estou maravilhada com esta receita, obrigada!
ResponderEliminarthebrunettetofu.blogspot.pt