Manhãs de verão que rimam com fruta da boa. Adoro esta altura do ano, com tantas cores e perfumes na mesa. São as meloas, os pêssegos e as nectarinas, as ameixas e os abrunhos, os mirtilos e as amoras, as framboesas e as melancias. E eu adoro começar o dia com fruta! Os pequenos-almoços podem ser mais rápidos ou mais lentos, para saborear devagar e com calma em jeito de brunch nos dias de descanso. E eu gosto deles com muita fruta da época e bem fresquinhos.
Desde os famosos gelados de banana congelada, às 'overnight oats' fresquinhas, ao bircher muesli, aos smoothies, barquinhos de meloa ou papaia com 'toppings nice', pudins de chia, e tacinhas de iogurte, granola e fruta. E claro torres de panquecas ou waffles com fruta, adoro.
A pensar nestes dias de verão e nas manhãs que pedem coisas boas e frescas (quase como se fossem sobremesas), trago a receita de hoje, que tenho feito várias vezes com pequenas variações. Se nunca provaram pudim de chia, provem! Até a minha avó adora e aqui no blog encontram algumas sugestões deliciosas. Eu sei que é uma cena da moda (e eu e as modas nunca nos demos bem), mas eu gosto de provar de tudo, quer seja moda ou não. E se gosto vou fazendo e comendo. Acredito sim que devo comer coisas que me fazem bem e que nutrem o meu corpo. Mas sem exageros, sem rótulos e sem fundamentalismos. Nada disso. Gosto de comer cores e o que me sabe bem. Gosto de pecar algumas vezes, sabe tão bem! E acima de tudo comer com prazer e provar um pouco de tudo. Se for saudável, tanto melhor.
Parfaits de Chia com Amoras e Mirtilos
(serve 2)
Para o pudim de chia:
250 ml de leite de amêndoa ou aveia
3 colheres (sopa) de sementes de chia
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de maple syrup
Para o iogurte lilás:
100 ml iogurte vegetal
1 mão cheia de amoras e mirtilos
Para servir:
compota de mirtilos ou amoras caseira q.b.
amoras e mirtilos frescos q.b.
Preparação
Começar por preparar o pudim de chia. Numa taça colocar as sementes de chia, adicionar o leite, a canela e o maple e mexer bem com um fouet. Deixar a descansar no frio, durante umas 2-3 horas para espessar, mexendo a meio do tempo (em alternativa poderá deixar durante a noite no frio e usar na manhã seguinte).
Para o iogurte, colocar as frutas com o iogurte num processador e triturar até ficar homogéneo.
Para servir, colocar em dois copos ou frascos, camadas alternadas de pudim de chia, iogurte lilás, granola e compota, mexendo ligeiramente com uma faca ou colher para criar um efeito swirl.
Servir com amoras e mirtilos frescos.
Bom Apetite!
Olá Inês!
ResponderEliminarAdoro estas receitas... deu mesmo vontade de ir apanhar amoras! Tem um aspecto delicioso!
O verão e as amoras, duas coisas que adoro! E juntar assim num pudim, melhor ainda!
EliminarHummm, levo a receita comigo.
ResponderEliminarTenho lá chia para consumir. :-) Só não gosto lá muito do leite de aveia mas faço com soja ou amêndoa que já gosto.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/dia-um-na-cozinha-e-uma-delicia-branca.html
Clarinha, usa leite de amêndoa, fica delicioso!
EliminarEspero que gostes, beijinhos.
Bem, acho que vou ali ao jardim apanhar umas amoras para experimentar esta delícia!!!
ResponderEliminarIsso é que é qualidade de vida, ir ali ao jardim apanhar amoras :) maravilha!!
EliminarLá, está!...Comer de tudo e conforme o nosso corpo pede, mas sem fundamentalismos. Também é esse o meu lema. Ah, e adoro amoras silvestres. Faz-me lembrar a minha adolescência a viver numa quinta... :)
ResponderEliminarVou levar a receita. Obrigada! ;)
https://magarosa3.blogspot.pt/
É mesmo. Eu como quase de tudo, com algumas regras, mas sem fundamentalismos e sem estar constantemente a pensar no que estou a ingerir. O nosso corpo também nos diz e ajuda a ver o que é melhor e o que nos faz feliz.
EliminarFaço muitas vezes pudins de chia para levar para o trabalho .
ResponderEliminarEsse com amoras ficou com certeza uma delicia.
A ver se ainda apanho alguma este ano.
Espero que consigas apanhar algumas amoras São!
EliminarOs pudins de chia são mesmo perfeitos para os lanches a meio da manhã e tarde :) beijinho.
Que post delicioso, Inês! O Verão é mesmo fantástico e tem tanta coisa boa para oferecer. Adoro a variedade e abundância de fruta que existe nesta altura do ano. Permite-nos variar em cores e sabores, quer seja ao pequeno almoço, almoço ou mesmo entre refeições.
ResponderEliminarSou como tu, nada de rótulos, nada de fundamentalismos, comer um pouco de tudo e sem exagerar, tudo com peso e medida. E sabe tão bem pecar de vez em quando... Aki os geladinhos!!!! LOL
Os teus parfaits estão assim... "parfais" como só tu sabes fazer. Lindos e deliciosos!
Um beijinho,
Célio
Hehe, o que seria de nós se não fosse o pecado da gula. Sabe tão bem! Ai os geladinhos, totalmente apoiado. Não vivo sem eles nesta altura (há de straciatella no congelador e bananas para os nicecream!).
EliminarObrigada Célio, um beijinho.
Gosto tanto inês :)
ResponderEliminaradoro pequenos almoços assim, e acheia um piadão ao facto de a tua avó também gostar :D
um abraço
Sara, a primeira vez que dei à minha avó para ela provar pensei mesmo que ela ia detestar ou dizer com simpatia que não era tão bom como os doces do costume lol, mas adorou! E então, sempre que faço, deixo-lhe uma tacinha no frio para ela comer ao lanche!
EliminarUm beijinho minha querida.
Penso exactamente da mesma maneira: gosto de provar para poder falar, mesmo que seja avessa a modismos e a brainwashes. Posto isto, chia e eu não nos demos bem, é como a tapioca e a polenta, ou o abacate sem ser em guacamole. Tal como os pequenos almoços que não sejam básicos ao melhor estilo café com leite e pão com manteiga - se bem que o meu pão não é um pão qualquer, tem de tudo como a farmácia eheheheh. Mas ao lanche, fruta fruta e mais fruta, ás vezes com iogurte, outras vezes sem. Agora ando numa de fruta assada,ananás então, tem sido um vicio, daqueles que se me dá a fome a meio da manhã lá vou eu atacar!!
ResponderEliminarhttps://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Ruth, há modas que também não me pegam, simplesmente não gosto (tipo alguns "pós" que se usam e abusam hoje em dia) ou não acho piada ou que me satisfaça. A bela da torrada com manteiga e uma cevada quente sempre foi algo que adorei comer pela manhã. Adoro fruta assada e desidratada, vício bom!
EliminarUm beijinho.
Que maravilhoso parfaits de chia,.....deu vontade de provar,....as fotos estão um máximo!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Obrigada Mary!
EliminarUm beijinho.
Estão tão lindos e com carinha de verão. Apetece agarrar num potinho e saborear com calma.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Estes pode ser com calma, ou com pressa, são amigos de todas as ocasiões :)
EliminarUm beijinho querida Márcia.
Que bonitos!
ResponderEliminarE melhor, são deliciosos!!
EliminarBeijinho.
BONITA...
ResponderEliminarObrigada!
Eliminar"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
ResponderEliminarAmbos existem; cada um como é." A.C.
https://www.youtube.com/watch?v=izGwDsrQ1eQ
Eu cá gosto muito de pudim de chia e papas de aveia, muitas vezes é o meu jantar, prefiro jantares simples e leves. Penso como tu, gosto de experimentar coisas novas mas não sou fanática. Simplesmente provo e se gostar mesmo adopto, como foi o caso da chia :)
ResponderEliminarLindos os teus potes ♥
Bjinhoos
Sim, adoro comer destas coisas ao jantar, sabe bem a qualquer altura do dia. E agora umas papas de aveia com canela e figos estão mesmo prontas a aquecer os dias mais frescos.
EliminarÉ isso, experimentar e logo vemos, olha o caso do cheesecake raw que adoramos! Um beijinho sweetie.